Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

surto e pandemia em Cuiabá

Prefeito cita risco de colapso na Saúde, promete mais testes e lamenta que governo não reabra Centro de Triagem

10 Jan 2022 - 11:00

Da Redação - Wesley Santiago/Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Mantido pelo Governo do Estado, Centro de Triagem está desativado

Mantido pelo Governo do Estado, Centro de Triagem está desativado

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) pontuou, na manhã desta segunda-feira (10), ao tomar a sua terceira dose da vacina contra a Covid-19, que o sinal de alerta já foi ligado na Saúde do município. Ele citou risco de que a rede entre em colapso, prometeu a compra de mais testes para melhorar o atendimento à população e lamentou o fato de o governo do Estado não reabrir o Centro de Triagem novamente.


Leia mais:
Em meio a 'triplo surto', pacientes fazem ‘peregrinação’ em postos de saúde na tentativa de conseguir exame
 
“Nós estamos monitorando. Está sendo feito o atendimento em unidades básicas de Saúde. Montamos um plano de ação e, esta ação conjunta da nossa rede está funcionando neste primeiro momento, em que houve aumento de casos de síndrome gripal. Já determinei que as unidades não parem no almoço”, disse o prefeito.
 
Nos próximos dias, Emanuel prometeu continuar monitorando a situação e, se for necessário, determinará a abertura das unidades no fim de semana. “Tudo o que tiver que ser feito, vamos fazer”.
 
“Há ameaça de colapso na rede, no sistema. Mas ainda estamos em um nível que não é preocupante. A prefeitura de Cuiabá faz tudo com planejamento”, pontua Emanuel.
 
O prefeito ainda lamentou o fato de o governador do estado decidir não reabrir o Centro de Triagem. “Ouvi o governador dizendo isto. Fiquei preocupado, pois entendo ser o momento adequado para novamente abrir o centro de triagem, em parceria, somar esforços para combater a pandemia e estes surtos”.
 
Questionado sobre os problemas enfrentados pela população nas unidades de saúde, que estão lotadas e com número de testagens baixas, o emedebista comentou que tudo se deve ao comportamento do surto. “Tínhamos toda a estrutura para aquela demanda. De uma hora para outra, ela aumentou muito. Estamos tomando medidas para adquirir mais testes rápidos, com urgência, para melhorar o atendimento”.
 
Via Crucis
 
Quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS) há tempos enfrenta diversas dificuldades para conseguir consultas, exames e medicamentos. Acrescente a isto uma pandemia, junto a um surto de gripe. O resultado é o que a população tem enfrentado atualmente em Cuiabá, com pouca capacidade para atendimentos e realização de testes de Covid-19.
 
Com o fechamento do Centro de Triagem, por conta do arrefecimento da pandemia naquela época, restou aos moradores de Cuiabá procurar as unidades básicas de saúde, o que vinha funcionando até então.
 
Porém, no fim do ano passado, a variante Ômicron fez aumentar o número de infectados pela Covid-19 e um surto de gripe, também com uma nova cepa da H3N2, trouxe um acréscimo exacerbado de pessoas procurando atendimento médico.
 
Na quinta-feira (06), a reportagem procurou atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Quilombo. Durante a manhã, a primeira negativa. A atendente disse que existe um limite de apenas dez testes de Covid-19 por perído. O pedido foi para o retorno na parte da tarde. Chegado o momento, no horário combinado, a resposta foi a mesma: “não há vagas”.
 
A orientação repassada foi a de que aguardasse o próximo dia ou procurasse outra unidade de saúde. Ao seguir até uma, no bairro Ribeirão do Lipa, a informação repassada por uma das enfermeiras era de que “o atendimento é prioritário para os moradores da região”. Além disto, os insumos estavam escassos e, provavelmente, não durariam nem até o fim de semana.
 
Na sexta-feira (07), o mesmo trajeto até a UBS do Quilombo, com a promessa de atendimento pela manhã. Ao chegar, 30 minutos antes do combinado, a mesma atendente informou que a unidade estava sem médico e que as consultas e testes seriam feitos somente na segunda-feira (10).
 
A nova recomendação foi procurar o Centro de Saúde Ana Poupina, no bairro Dom Aquino, desta vez, sem nenhuma promessa, pois a informação era de que “está lotado”. O trajeto de quatro quilômetros foi feito, mas ao chegar na porta da unidade, a mesma resposta: “As fichas para atendimento já foram encerradas, pois o limite foi alcançado”. A recomendação: voltar durante a tarde.
 
Tal situação expõe o que está sendo chamado de “apagão de casos”. Isso acontece porque, a pessoa que não tem as mesmas condições de deslocamento ou financeira para pagar um teste particular, tem apenas duas opções: retornar para tentar a sorte no dia seguinte ou não fazer o exame e continuar na dúvida. Com a vacinação avançada e os casos da Ômicron sendo leves, muitos acabam desistindo de procurar atendimento médico, o que – consequentemente – não leve aos números a realidade enfrentada.
 
A epopéia em busca de um teste da Covid-19 na rede municipal tem sido comum. No aguardo de atendimento e pouco depois das negativas, a reportagem visualizou várias pessoas passando pela mesma situação.
 
Para melhorar o fluxo de atendimento aos usuários, a Secretaria Municipal de Saúde lançou o Plano de Enfrentamento à Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave, que começou a valer no dia 27 de dezembro do ano passado.
 
Na nova metodologia, todas as unidades básicas de saúde (UBS) passaram a atender aos pacientes com sintomas gripais leves em livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento. Isso significa que pessoas com sintomas como coriza, mal-estar, febre, diarreia e tosse, devem procurar a unidade de saúde da família mais próxima de sua casa.
 
Já ao sentir um desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória, por exemplo, o indicado é procurar a unidade de pronto atendimento. Os casos que necessitarem de internação serão encaminhados para o Hospital Referência à Covid-19 (antigo Pronto Socorro) ou para o Hospital são Benedito, de acordo com o Plano de Enfrentamento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet