Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

​ESTADO DE EMERGÊNCIA

Barragem em município de MT chega a nível de alerta e Defesa Civil é acionada

Foto: Reprodução

Barragem em município de MT chega a nível de alerta e Defesa Civil é acionada
A Defesa Civil de Mato Grosso tem atuado juntamente com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e com o Corpo de Bombeiros em ações de resposta e monitoramento da barragem de Confresa (a 1.167 km de Cuiabá). O volume de água já chegou ao nível de alerta. O município já decretou estado de emergência em decorrência dos danos causados pelas fortes chuvas das últimas semanas.


Leia mais:
Com pontes destruídas e estradas alagadas, quatro cidades de MT estão em situação de emergência; fotos e vídeos

De acordo com a Defesa Civil, foram realizadas ações de abertura de vertedouro adicional para queda no nível do reservatório, em Confresa, que já atingiu o nível de alerta. A Sema já descartou o risco de rompimento da barragem, mas ela segue sendo monitorada pelos órgãos.

Em dezembro do ano passado o prefeito de Confresa, Ronio Condão (PP), já havia decretado estado de emergência e calamidade pública por conta dos estragos causados pelas fortes chuvas. Estradas foram alagadas e pontes foram destruídas pela água.

O Decreto n° 250/2021, de 27 de dezembro, possibilita que o município tenha acesso a recursos da União destinados a órgãos e entidades dos Estados, Distrito Federal e Municípios, para execução de ações de prevenção em áreas de risco de desastres, e de respostas e de recuperações de áreas, além de autorizar a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do COMDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário, e reconstrução dos pontos prejudicados.

O decreto também autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações e o início de processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco intensificado de desastre.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet