Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

alívio dos céus

Depois de longo período de seca, Cuiabá registra chuva acima do esperado

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Depois de longo período de seca, Cuiabá registra chuva acima do esperado
Depois de um longo período de seca e crise hídrica em grande parte do Brasil, Cuiabá volta a registrar chuva acima do esperado. O período de estiagem ano passado, inclusive, fez a cachoeira Véu de Noiva, em Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá), reduzir drasticamente o volume de água.


Leia também:
Professor lembra morte em 2008 e afirma que Chapada, Nobres e Jaciara podem ter tragédias iguais a de Capitólio

O professor de Climatologia do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutor Rodrigo Marques, conta que de janeiro a outubro de 2021, a Estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 599,4 mm de chuva, sendo que o esperado para este período era 1076,4mm. Ou seja, choveu apenas 55,7% do que era esperado entre janeiro e outubro.  Em novembro e dezembro choveu 463,1mm, sendo que era esperado 378,1 mm, o que representa 22,5% acima do que era esperado.

“Se analisarmos o ano de 2021 entre janeiro e outubro, foi muito seco, algo que ainda não tínhamos observado. Entretanto se analisarmos só novembro e dezembro, choveu acima do esperado, em função da atuação da La Niña e de Sistemas Atmosféricos que causam nossas chuvas e que tem atuado de maneira mais intensa, como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (corredor que transporta a umidade da Amazônia para o Centro Oeste e Sudeste) e a Alta da Bolívia, que é associado as fortes chuvas que temos tido. Os dois sistemas ajudam a entender o porquê temos tido chuva quase todos os dias”, relata.

Ainda conforme o professor, nos primeiros dias de janeiro já foi registrado 74,3mm, o que representa 30% do que se espera para o mês (que é 247,5mm). “Considerando os primeiros dez dias do mês, se mantiver este ritmo, devemos ter chuva dentro do esperado”, finaliza.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet