Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

CEDERO

Com grande demanda reprimida, Rondonópolis ganha centro especializado no atendimento a diabéticos e obesos

Foto: Assessoria

Com grande demanda reprimida, Rondonópolis ganha centro especializado no atendimento a diabéticos e obesos
Rondonópolis contabiliza diversos casos de pacientes adultos e crianças com obesidade e diabetes e a demanda reprimida de consultas com endocrinologistas está próxima dos 2 mil pacientes na fila de espera. Com o objetivo de reverter tal situação, o município inaugurou na quinta-feira (13) uma unidade de saúde especializada para atendimento deste tipo de casos.


Leia também:
Emanuel diz que Cuiabá não precisa comprar mais testes rápidos e cita envio de 26 mil pelo MS

O Centro de Diabetes e Endocrinologia de Rondonópolis (Cedero) conta com uma equipe multidisciplinar composta por quatro médicos endocrinologistas, sendo um deles endocrinologista pediatra; nutricionista, psicólogo; assistente social, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

O atendimento é totalmente gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas é necessário que o paciente passe pelo atendimento na Atenção Básica, para que seja regulado e tenha acesso ao serviço de saúde recém-inaugurado.

A criação do Cedero nasceu do projeto de lei do vereador Subtenente Guinâncio (PSDB), em seu primeiro mandato, ainda em 2017. De acordo com o parlamentar, toda tramitação dentro da Câmara Legislativa, a interlocução com a classe médica para levantar a real necessidade, fizeram com que o projeto tomasse corpo e fosse aprovado.

"Percebemos que Rondonópolis tinha urgência deste tipo de iniciativa. Nós que temos casos de diabéticos e obesos na família ou que vimos pessoas passarem por uma amputação de membros, nos sensibilizamos com isso. O atendimento especializado vai amenizar o sofrimento dessas pessoas e promover mais qualidade de vida para elas", pontuou o vereador.

Além disso, Guinâncio também destacou que a nova unidade de saúde pode se tornar uma referência em Mato Grosso, trazendo novas pesquisas e estudos para a evolução da Medicina Endocrinológica (Com Assessoria).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet