Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Preço dos combustíveis

“Coloque o preço da Petrobrás pela média dos últimos 2 anos que eu topo o ICMS”, diz Mauro sobre projeto no Congresso

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

“Coloque o preço da Petrobrás pela média dos últimos 2 anos que eu topo o ICMS”, diz Mauro sobre projeto no Congresso
O governador Mauro Mendes (DEM) se posicionou de forma contrária ao Projeto de Lei que prevê o cálculo do ICMS dos combustíveis a partir de uma média dos dois últimos anos. O PLP foi aprovado na Câmara dos Deputados em outubro, e seguiu para o Senado, onde ainda não foi apreciado pelos parlamentares.


Leia também:
Mauro diz que se Emanuel for eficiente, Cuiabá não perderá nada com mudança na lei do ICMS

“Lamento que o Congresso sempre, em alguns momentos, entre com as pautas atravessadas. Eles deviam fazer uma lei dessa proibindo a Petrobrás de ficar arrancando o couro do brasileiro, como eu já disse várias vezes. Coloque o preço da Petrobrás pela média dos últimos dois anos que eu topo o ICMS pela média dos últimos dois anos”, disparou o governador, em entrevista na última semana.

O Projeto de Lei foi proposto originalmente pelo deputado federal Emanuelzinho (PTB), mas o que foi votado foi um substitutivo do deputado Dr. Jaziel (PL-CE). Segundo a Câmara Federal, o texto obriga estados e Distrito Federal a especificar a alíquota para cada produto por unidade de medida adotada, que pode ser litro, quilo ou volume, e não mais sobre o valor da mercadoria. Na prática, a proposta torna o ICMS invariável frente a variações do preço do combustível ou de mudanças do câmbio.

Na época, o presidente da Câmara de Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a proposta foi votada após acordo com os líderes partidários, já que inicialmente o Governo propôs unificar o ICMS em todos os estados, mas isto foi modificado.

“O que nós estamos votando é um projeto que cria uma média dos últimos dois anos e, sobre esta média, se multiplica pelo imposto estadual de cada estado, com total liberdade para cada estado”, afirmou Lira.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet