Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Veja recomendações

Vacina contra a Covid-19 não pode ser aplicada junto com outras do calendário infantil

Foto: Reprodução / Fiocruz

Vacina contra a Covid-19 não pode ser aplicada junto com outras do calendário infantil
O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo publicou uma série de recomendações sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade em suas redes sociais. Dentre elas está que não se deve aplicá-las junto a outros imunizantes do calendário infantil.


Leia também:
Prefeitura inicia vacinação de crianças na quarta-feira; veja locais

Veja outros detalhes:

- Vacinação deste público precisa ser realizada em ambiente específico e segregado da vacinação de adultos; além de um ambiente acolhedor e seguro para a população.
- Recomenda-se que a sala em que se dará a aplicação em crianças seja exclusiva para a aplicação dessa vacina, não se podendo aplicar outras vacinas, ainda que pediátricas.
- A vacina contra a Covid-19 não pode ser administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil, precisando respeitar um intervalo de 15 dias.
- As crianças precisam ser acolhidas e permanecerem no local por pelo menos 20 minutos após a aplicação da vacina.
- O esquema vacinal terá intervalo de oito semanas.
- O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos.
- Será aplicada em duas doses de 0,2ml (equivalente a 10 microgramas)
- A tampa do frasco é laranja para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.
- A vacinação de crianças dessa faixa etária ocorrerá com o acompanhamento de pais ou responsáveis. Deverá ser exigido um documento oficial de identificação da criança e não será necessária a apresentação de prescrição médica para o ato de vacinação.

As primeiras doses pediátricas da vacina Pfizer chegaram a Mato Grosso na última sexta-feira (14), e mais 23 mil devem chegar na terça-feira (18). A distribuição também começou no sábado.

Municípios como Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis planejam iniciar a campanha na quarta-feira (19), primeiro para crianças com comorbidades e deficiências permanentes, e depois por ordem decrescente de idade.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet