Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Alta complexidade

Com leitos não-Covid lotados, Prefeitura solicita reabertura de 30 no São Benedito, mas Estado autoriza 20

20 Jan 2022 - 10:45

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Michael Esquer

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Com leitos não-Covid lotados, Prefeitura solicita reabertura de 30 no São Benedito, mas Estado autoriza 20
Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral – ou seja, não para Covid – pactuados em hospitais de alta complexidade de Cuiabá estão lotados. Atualmente há 144. A Prefeitura solicitou a reabertura de outros 30 no hospital São Benedito. No entanto, segundo a secretária municipal de Saúde Suelen Alliend, o Estado autorizou somente vinte.


Leia também:
Secretária acredita em ‘erro de cadastro’ e diz que Cuiabá atrasou vacinação de crianças para não ocorrer falhas

Segundo nota enviada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os hospitais com leitos pactuados lotados são: Hospital Geral, Hospital de Câncer, Hospital Santa Helena, Hospital Universitário Júlio Muller e HMC.
Parte dos leitos ocupados é voltada para especialidades como coronariana, câncer, pediatria e neonatal. O HMC, por exemplo, é referência para neurologia e ortopedia. “Todos os leitos encontram-se ocupados, reflexo do que a literatura chama de “sindemia”, ou seja, refletem o cenário de aumento da demanda não só da Covid-19, mas também de outras patologias, que, devido às restrições no atendimento de saúde adotadas como forma de evitar o contágio pelo coronavírus ou que deixaram de procurar o serviço pelo receio de contaminação, tiveram suas condições de saúde agravadas, vindo a pressionar o sistema de saúde”, diz a nota da SMS.

Na quarta-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde solicitou a reabertura de mais 30 leitos de UTI geral no Hospital São Benedito. No entanto, foram autorizados apenas 20 pelo Governo do Estado, de acordo com a Prefeitura de Cuiabá.

Covid

Em relação aos leitos pactuados para atendimento de pessoas com Covid-19, segundo a secretária Suelen, a ocupação atual é de cerca de 70%. “Porém a gente tem uma comissão que monitora junto com a vigilância epidemiológica os dados e todos os dias a gente está conversando, analisando, para tomada de decisões futuras. Hoje nós temos 70% de lotação de leito Covid de UTI”, afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet