Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

decisão de 2019

Emanuel nomeia diretores, coordenadores e secretários da rede municipal; eleição foi suspensa por ADIN

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Emanuel nomeia diretores, coordenadores e secretários da rede municipal; eleição foi suspensa por ADIN
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) publicou a nomeação de diretores, coordenadores e secretários de creches e escolas municipais na Gazeta Municipal desta sexta-feira (21). O processo antes acontecia por eleição, no entanto, foi suspenso em 2019 por uma Ação Direta e Inconstitucionalidade (ADIN). Veja os nomeados AQUI


Leia também:
Estado não exigirá comprovante de vacinação contra a Covid-19 para volta às aulas, diz Mauro

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação, 80% dos cargos de diretores e coordenadores foram mantidos. Pela lei de gestão, cada mandato pós-eleição tinha duração de três anos. Como a eleição está suspensa, a nomeação ocorre ano a ano.

Em 2020 e 2021 houve poucas nomeações em razão de aposentadoria, licenças prêmios e solicitações de afastamento. Desta vez, foram nomeados profissionais para os cargos de quase todas as unidades educacionais do município.

Em 2019, o processo eleitoral chegou a ser realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), mas foi suspenso pelo juiz João Thiago de França Guerra, da 3ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá. O magistrado se baseou em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou as eleições para este cargo como inconstitucionais. As nomeações se tornaram prerrogativas dos prefeitos, que podem escolher diretores por critérios políticos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet