Depois de ouvir o "não" do governador Mauro Mendes (DEM) sobre a reativação do centro de triagem da covid-19 na Arena Pantanal, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou nesta terça-feira (01) que "nos próximos dias" vai criar um centro de triagem na região do Coxipó, nas proximidades da Policlínica do Coxipó.
Leia mais:
Governador rebate cobrança de Emanuel sobre Centro de Triagem: "responsabilidade da prefeitura"
"Eu pedi, eu cheguei a sugerir, ofereci apoio e recebi predada, mas não quis polemizar, achei desproporcional aquela reação dele [governador], então estamos resolvendo a nossa maneira, com apoio do governo federal, da bancada federal, vamos abrir um centro de triagem na região do Coxipó", afirmou Emanuel.
Na época, Mauro Mendes afirmou que Pinheiro deveria ter "vergonha na cara" por pedir que o governo reativassse o centro de triagem. "O governo deu uma colaboração para Cuiabá, as pessoas não iam mais nos centro de saúde porque iam no Centro de Triagem. Em Cuiabá, nos postinhos, não tinha médico, nem remédio e nem teste. Mas, é responsabilidade do prefeito. Outras cidades se prepararam e agora ele fala que acha estranho a gente ter fechado lá?", afirmou Mendes.
Centro de triagem no Coxipó
Anteriormente Emanuel havia anunciado que estudaria a criação de 3 centros de triagem na capital mato-grossense. Segundo ele, a secretária de Saúde, Suellen Alllende, recebeu a determinação de realização um estudo para verificar em quais locais esses centros de triagem seriam instalados.
Por fim, Pinheiro decidiu criar o centro apenas no Coxipó, por conta do número alto de casos de covid-19 e gripe na região. O prefeito afirmou que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde está monitorando os casos no município e se houver necessidade poderá abrir novos centros de triagem.
O prefeito também falou sobre a realização de testes. Ele pediu que a população evite realizar testes sem que tenham sintomas. Uma portaria baixada pela Secretária de Saúde determina que pacientes com sintomas terão prioridades nos testes. Ainda nesta semana devem chegar cerca de 20 mil testes enviados pelo Ministério da Saúde para a capital mato-grossense.