Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Educação

inscreva-se

SiSU abre inscrições e UFMT oferece mais de 4 mil vagas em ampla concorrência e ações afirmativas

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

SiSU abre inscrições e UFMT oferece mais de 4 mil vagas em ampla concorrência e ações afirmativas
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), teve início, nesta terça-feira (15), com o preenchimento das vagas disponíveis para ingresso no ensino superior no ano de 2022. A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participa do processo com 4.951 vagas, em ampla concorrência e ações afirmativas.


Leia também:
Defesa Civil Estadual emite alerta de tempestade em 47 municípios de MT

De acordo com a assessoria da UFMT, os candidatos interessados em fazer graduação presencial na universidade deverão acessar o site do Sisu até às 23h59 desta sexta-feira (18) para se candidatarem às vagas oferecidas.

Podem se inscrever no SiSU apenas estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em 2021, e que tenham nota na redação maior que zero. Aqueles que tenham participado na condição de treineiro não podem concorrer. 

Na inscrição os candidatos poderão escolher até duas opções de vagas, colocando em ordem de preferência a instituição de educação superior participante,  o local de oferta, o curso, o turno e a modalidade de concorrência, que pode ser ações afirmativas  ou ampla concorrência.

Vagas na UFMT

Ainda conforme a UFMT, ao inscrever-se no SiSU 2022, os estudantes terão oportunidades em vagas reservadas, conforme dispõe a Lei 12.711/2012. O edital da Instituição prevê a distribuição conforme critérios. Entre eles estão a renda familiar bruta per capita do candidato, o ensino médio cursado em escolas públicas,  candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com ou sem deficiência. 

Há reserva de vagas exclusivamente para o Curso de Letras/Libras, aos candidatos comprovadamente surdos, de acordo com a legislação vigente.  Os que não se enquadrarem em nenhum tipo de vaga reservada podem concorrer em ampla concorrência, onde há 2.448 vagas.

Cronograma 

O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 22 de fevereiro, no site do Sisu com informações complementares na Central de Ingresso da UFMT. Dessa mesma data até as 23h59 do dia 28, os candidatos não selecionados poderão participar da lista de espera.

O período de matrículas da primeira chamada regular será de 23 de fevereiro a 08 de março. Na UFMT este período será destinado a pré-matrícula, realizada de modo online.

Os candidatos selecionados deverão acessar o Sistema de Gestão de Ingresso 2022,  que será disponibilizado na Central de Ingresso, mediante cadastro prévio feito com base nos dados fornecidos pelo Sisu, e encaminhar os documentos especificados no edital na forma de arquivos digitalizados (.pdf, .jpg ou .jpeg), de boa qualidade (sem cortes, rasuras ou emendas) e com todas as informações legíveis com tamanho máximo de 5Mb cada.

A UFMT realizará apenas duas chamadas para matrícula, além da chamada regular. Para isso, será utilizada a lista de espera.

As datas para pré-matrícula das demais chamadas e demais informações deste processo seletivo serão divulgadas no menu Cronograma da Central do Ingresso SISU 2022. Para acessar o Edital do processo seletivo para graduação presencial CLIQUE AQUI.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet