Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

SOS AVC

Hospital Municipal de Cuiabá é referência no Brasil para tratamento do Acidente Vascular Cerebral

Foto: Davi Valle

Hospital Municipal de Cuiabá é referência no Brasil para tratamento do Acidente Vascular Cerebral
O Programa SOS AVC criado em 2019, pela gestão Emanuel Pinheiro, desde a sua criação até dezembro de 2021, foram 1.375 pessoas de Cuiabá e do interior atendidas pelo programa, sendo 459  somente em 2021. A rede SOS AVC foi implantada na capital, no Hospital Municipal São Benedito, com a finalidade de reduzir seqüelas e óbitos em decorrência do Acidente Vascular Cerebral- AVC. Em março do ano de 2021, passou a funcionar no Hospital Municipal de Cuiabá "Dr. Leony Palma de Carvalho" (HMC), onde dispõe de equipamentos de última geração e equipe especializada em neurocirurgia para procedimentos de tomografia e hemodinâmica, além de uma equipe de intervencionistas.


Leia mais: 
Governo dá orientações à população sobre como evitar ataques de piranhas no Lago do Manso

Segundo o neurocirurgião Wilson Guimarães Novais, que está à frente do programa,  a rede SOS AVC foi inspirada nos serviços de neurocirurgia intervencionista do Estado da Geórgia, em Atlanta. “Fiquei 15 dias em Atlanta, para conhecer um dos tratamentos para pacientes AVC mais famosos do mundo. Apresentei para o prefeito as vantagens sociais, médicas e financeiras, e ele prontamente sinalizou positivamente para implantarmos o mesmo modelo em Cuiabá”, ressalta.

A coordenadora da rede SOS AVC, Andrea Bianchi, destaca que o tratamento adequado na fase precoce significa redução da hospitalização, da incapacidade, da mortalidade e do custo previdência social, além de outros benefícios. “São poucas capitais do país que têm atendimento AVC para rede pública na fase aguda. A população cuiabana é privilegiada! Graças à sensibilidade do prefeito conseguimos mudar a realidade na saúde e ser referência, com reconhecimento em encontros nacionais”, destaca.

De acordo com o médico regulador da rede SOS AVC, Ronan Anchieta, é essencial a agilidade no atendimento.

“Se o paciente receber atendimento até 4h30, após passar mal, as chances são grandes de reverter o quadro clínico. Hoje usamos a abordagem medicamentosa, e quando necessário trabalhamos com a hemodinâmica, uma das melhores do país”, explica.

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública,  Paulo Rós, que administra o Hospital Municipal de Cuiabá, informa que a equipe se mantém em prontidão para imediato diagnóstico e tratamento e que, o protocolo para atendimento de pacientes com suspeita de AVC é via SAMU ou central de regulação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet