Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

NO SALÃO NEGRO

Elizeu e Dilmar batem boca após pedido de vista do projeto de peixamento do Manso; veja vídeo

23 Fev 2022 - 11:17

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Montagem/Olhar Direto

Elizeu e Dilmar batem boca após pedido de vista do projeto de peixamento do Manso; veja vídeo
Dois deputados protagonizaram bate-boca público na Assembleia Legislativa (ALMT), nesta quarta-feira (23). Tudo aconteceu em pleno saguão que dá acesso ao Plenário, chamado Salão Negro, quando Elizeu Nascimento (PL) interpelou seu colega Dilmar Dal Bosco (União Brasil), questionando os motivos pelos quais o líder do Governo pediu vista ao projeto de lei (717/2021) que institui o Programa de Peixamento na barragem da Usina Hidrelétrica do Manso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).


Leia também:
Com aumento dos ataques de piranhas, AL obriga Furnas a realizar peixamento no Lago do Manso

A proposta foi aprovada em primeira votação na semana passada e, segundo Elizeu, receberia parecer favorável da CCJ, na manhã desta quarta, para que o texto passasse por segunda votação ainda na sessão de hoje.

Elizeu estava acompanhado de mais dois representantes da Associação Pró Manso, que tem pressionado pela aprovação da matéria.




Dilmar tentou se explicar. Disse que tem o costume de ler todos os projetos apresentados e que não tinha conhecimento do teor da proposta, por isso pediu vista antes de votar na comissão. Afirmou que teve conhecimento sobre dois projetos e que tinha a intensão de apresentar um substitutivo, já que o texto que chegou a ele não trazia a indicação das espécies de peixe que serão colocadas no lago.

“Não vi o que está no projeto. Querem que eu voto sem ler o projeto? Eu leio todos os projetos. Não podem tirar o meu direito de ler o projeto”, disse Dilmar durante a discussão.

Os representantes da associação explicaram que há apenas um único projeto tratando sobre o peixamento no Lago do Manso, proposto por Elizeu e pela deputada Janaina Riva (MDB). O texto já teve um substitutivo integral na Comissão de Meio Ambiente, em que ficou definido as espécies que serão colocadas no local. Ainda disseram que a outra proposta, do deputado Allan Kardec (PDT), trata de todos os rios do Estado.

Elizeu ainda questionou qual o objetivo de Dilmar ao propor um substitutivo. Deu a entender que o colega poderia estar atendendo pedido de Furnas, para que a previsão de retirada da licença de operação da empresa, caso descumpra a obrigatoriedade de repovoamento do lago.

“Furnas me procurou para fazer a retirada do trecho que retira a licença de Furnas. Eu disse não a esse pedido, pois se tem uma forma para que uma lei seja cumprida, é suspendendo o direito dessa empresa que está há 20 anos omissa. Não vamos admitir isso”, declarou.

A discussão demorou cerca de seis minutos e terminou com Dilmar indo para o Plenário e Elizeu reclamando da postura do colega para a imprensa que acompanhava os trabalhos desta quarta.

 

Projeto

Os parlamentares, com base em estudos e autuações de órgãos ambientais, apontaram que há aumento do número de ataques de piranhas a banhistas e frequentadores. O último ataque conhecido ocorreu no dia 6 de fevereiro, quando o presidente da Câmara de Várzea Grande, Fabio Tardin (União Brasil), teve o dedão do pé dilacerado.

Parecer técnico da Sema, realizado em março de 2021, afirmou que a propagação de piranhas no lago foi devida à falta de espécies predadoras.

De acordo com Elizeu, o projeto obriga que Furnas cumpra sua obrigação de realizar o peixamento de forma emergencial e continua (anual) do lago, com espécies nobres da nossa bacia hidrográfica, em tamanho juvenil, já que a implantação de laboratório de alevinos, como previsto em contrato, pode demorar anos.

O repovoamento terá que ser feito com espécies nobres de peixes nativos da bacia hidrográfica, tais quais: dourado, pintado, cachara, piraputanga, pacu, jaú, jurupensém, curimbatá, matrinxã e outras.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet