Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Educação

no mês de volta às aulas

MT tem mais 70 mil crianças e adolescentes fora da escola, aponta estudo da Unicef

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

MT tem mais 70 mil crianças e adolescentes fora da escola, aponta estudo da Unicef
No mês de retorno às atividades presenciais, mais de 70 mil crianças e adolescentes estão fora da escola em Mato Grosso. O número representa o saldo negativo após dois anos de pandemia da Covid-19. Os dados constam em levantamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios durante a pandemia (PNAD Covid). 


Leia também:
Ministro do STF determina retorno de Botelho ao cargo de presidente da ALMT

De acordo com a assessoria do Unicef, as mais de 70 mil crianças e adolescentes, que não frequentaram a escola em 2020, estão distribuídas entre a faixa etária de  seis e 17 anos. O número representa 10% desta população no estado. 

Nesse cenário, o Fundo, com o apoio de parceiros, realiza a estratégia Selo Unicef e a Busca Ativa Escolar, que, respectivamente, atendem 78 e 137 municípios mato-grossenses. As duas ferramentas atuam fortalecendo as ações realizadas pelos gestores e técnicos municipais. 

Além disso, a organização também realiza doações de materiais de higiene, estações de lavagens das mãos, cursos e ferramentas de autoavaliação das condições de água, higiene e saneamento nas escolas. Outro fator incentivado pelo Fundo é a vacinação de funcionários e estudantes. 

Em território mato-grossense, a Busca Ativa Escolar acumula aproximadamente 1400 rematrículas na plataforma. Isto é, registros de crianças e adolescentes identificados em situação de evasão ou em risco de abandono escolar que retornaram às atividades escolares.

Além destes, mais de 26 mil alertas foram gerados e 3000 casos estão sendo investigados e analisados por meio da busca ativa nos municípios. Neste momento de retorno às aulas, a estratégia do UNICEF e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) é uma das ferramentas gratuitas para garantir o direito à educação aos meninos e às meninas mais vulneráveis. 

Em Mato Grosso, a Busca Ativa Escolar e o Selo UNICEF têm o apoio da Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDMT). Segundo Letícia Albuquerque, assistente social da instituição, a entidade contribui no diálogo com gestores e no acompanhamento da estratégia. 

“Acompanhamos as ações de implementação de retorno das aulas presenciais nos municípios. A gente vem fazendo esse tipo de trabalho, de acompanhamento, conversando e verificando junto aos gestores essa questão das aulas presenciais. Estamos falando sobre a importância, reforçando”, comenta.  

Dados no país 

Segundo o movimento Todos pela Educação, em 2021, dados da PNAD contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelaram que a evasão escolar no país no segundo trimestre do ano cresceu. 
Eram, aproximadamente, 90 mil crianças e jovens de 6 a 14 anos fora da escola em 2019, e este número passou para, aproximadamente, 244 mil, em 2021. O censo escolar de 2021 revela que a educação infantil foi o setor que mais diminuiu os números de matrículas entre 2019 e 2021 em todo o Brasil. Neste período a diminuição foi de 7.3%. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet