Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

em tramitação

Nos dois primeiros meses do ano, sete pedidos de mineração são registrados em terras indígenas de MT

Foto: Todd Southgate

TI Capoto Jarina.

TI Capoto Jarina.

Apenas nos dois primeiros meses de 2022, sete requerimentos de exploração mineral já foram protocolados em áreas sobrepostas em terras indígenas (TI) de Mato Grosso. O dado foi consultado pelo Olhar Direto em plataforma lançada, na última semana, pela Amazon Watch e a Associação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). 


Leia também:
Operação da PF dá prejuízo de R$ 20 mi a garimpo ilegal que destruiu área equivalente a 1,9 mil campos de futebol; veja vídeos

De acordo com o portal Amazônia Minada, no total, a área requerida equivale nas TIs a 53,38 mil hectares. O painel, que está hospedado no site do Info Amazônia, monitora as requisições em áreas protegidas compreendidas em estados que compõem a Amazônia Legal.

Ainda conforme a consulta, as requisições recaem sobre quatro TIs, onde vivem os povos Terena, Kayapó, Panará e Nambikwara. Vale destacar que a legislação brasileira não autoriza a atividade mineral em TIs. Isto, porém, não têm impedido que os processos sigam tramitando na Agência Nacional de Mineração (ANM).

Sobre a localização, os requerimentos foram realizados sobre as seguintes TIs em Mato Grosso: Menkragnoti (duas solicitações); Terena Gleba Iriri (três solicitações); Panará (uma solicitação) e Sararé (uma solicitação). Das sete requisições, seis são da empresa Nexa Recursos Minerais S.A.  

Os dados do Amazônia Minada são coletados diariamente na base da Agência Nacional de Mineração (ANM) e cruzados com os limites de terras indígenas e unidades de conservação de proteção integral da Amazônia Legal, identificando quais requerimentos estão sobrepostos ou tocam qualquer parte dessas áreas protegidas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet