Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Educação

COTISTA

Primeiro lugar em medicina na UFMT, estudante de 18 anos se preparou sozinho para o Enem

Foto: Arquivo Pessoal

Primeiro lugar em medicina na UFMT, estudante de 18 anos se preparou sozinho para o Enem
Primeiro lugar em medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) pelo sistema de cotas, o estudante de 18 anos, Dhiogo Ramos da Silva, contou em entrevista ao Olhar Direto que passou nove meses estudando sozinho em casa, com seus próprios materiais e conteúdos até ser aprovado e chamado pelo Sistema de Seleção Unificada, o SiSU, com 749,7 na média geral do Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem.


Leia mais: UFMT aprova passaporte de vacina para o retorno das atividades presenciais

Várzea-grandense, Dhiogo estudou no Ensino Fundamental na Escola Estadual Profª Maria Leite Marcoski e no Ensino Médio foi para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso –IFMT. Tudo indicaria para o jovem estudante uma carreira na área de eletroeletrônica, porém, a pandemia, as práticas apenas no primeiro ano e as aulas em EAD defasaram o aprendizado técnico e Dhiogo preferiu seguir outro rumo.

“Então, apesar de ter o diploma de técnico minha formação foi um pouco deficiente, e eu sabia disso, por isso decidi não tentar procurar emprego na área”, contou.

Foi aí que, buscando uma boa estabilidade financeira e entendendo a ajuda que a área pode proporcionar à sua família e às outras pessoas, Dhiogo cogitou medicina, mesmo que a escolha não fosse um sonho de infância. “Pelas portas que (a medicina) poderia abrir para mim e, assim, mudar um pouco minha realidade e da minha família”.

Sem condições de arcar com cursinho, Dhiogo se organizou e começou a estudar sozinho. Entre PDFs, vídeos no Youtube e demais materiais, ele fez a divisão da quantidade de conteúdo pela quantidade de semanas ate o Enem. Em nove meses, ele estudou pelo menos 6h e, aos finais de semana, ele praticava redação e fazia simulados em casa até o dia da prova.

O resultado de sua organização veio com a média geral no Enem de 747,9, garantindo o primeiro lugar para medicina na UFMT na lista de cota que se inscreveu. Na redação, marcou 840 pontos. Em linguagens, 703,7. Matemática 817 pontos. Natureza 648 e Humanas 730,9 pontos.

“Eu fiquei sem reação. Estava na casa de uma tia e abri só por curiosidade, porque a nota era pra sair à noite. Quando vi já estava na chamada regular e não acreditei. Recarreguei as páginas algumas vezes para ter certeza que não era erro. Fiquei ainda mais surpreso por estar em primeiro lugar. Porque durante as parciais eu estava em terceiro”, finalizou o estudante.

Enquanto aguarda o início das aulas, agendado para 29 de agosto, Dhiogo está fazendo alguns bicos para tentar tirar a CNH e pretende se formar em medicina pela UFMT.

O SiSU

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2022 foi divulgado nesta terça-feira (22). A lista de aprovados foi disponibilizada na página do programa.

O Sisu é o meio pelo qual o Ministério da Educação (MEC) seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas.

A matrícula para os estudantes que passaram no primeiro semestre começou nesta quarta-feira (23) e deve ir até 8 de março.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado anualmente. Em 2021, a prova foi aplicada nos dias 21 e 28 de novembro.O resultado do exame foi disponibilizado no dia 9 deste mês.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet