Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

guerra na europa

Mato-grossense na Polônia relata angústia de refugiados: “os ucranianos estão arrasados"

Foto: Foto: Laís Novaes

Poloneses fazem fila para dar apoio a refugiados ucranianos

Poloneses fazem fila para dar apoio a refugiados ucranianos

A publicitária de 28 anos, Laís Novaes, nasceu em Guiratinga, na região sul de Mato Grosso, mas está bem longe de sua cidade natal, vivendo uma realidade muito diferente daquela que existe no interior do estado. Laís mora na cidade de Szczecin (Estetino, em português), que fica na Polônia, na fronteira com a Alemanha, e mesmo assim sente de perto a tristeza dos ucranianos que chegam diariamente fugindo dos ataques da Rússia.


Leia mais:
Ex-jogador do Cuiabá consegue fugir da Ucrânia após pedir ajuda para escapar da guerra

Laís inscreveu sua casa em um programa do governo para receber refugiados ucranianos. Ela explica que por enquanto ainda não foi necessário abrigar vizinhos ucranianos, mas que o volume de pessoas chegando é enorme e que inevitavelmente faltará espaços públicos para receber os ucranianos que fogem da guerra. 

“Peguei um trem que estava lotado de refugiados, os ucranianos estão arrasados, o trem estava lotado, crianças e idosos no chão, uma tristeza enorme, as pessoas só estavam com as malas e dava para ver a cara deles de muita tristeza”, falou Laís ao Olhar Direto

Segundo ela, que mora há 6 anos na Polônia, as disputas na Ucrânia são notícias no país vizinho desde que ela havia chegado em terras polonesas, onde sempre se esperou por um conflito. Novaes diz que a solidariedade do povo polonês tem sido exemplar e que graças a uma extensa rede de apoio os refugiados não estão desabrigados. 

“A Polônia está dando um show de suporte, com dinheiro, com ajuda, com hospedagem, ontem mesmo eu levei um monte de roupa de cama para um dos meus amigos ucranianos que conseguiu tirar a família dele de lá, a família dele morava em Kiev”, falou Laís. 

A família de seu amigo deve chegar ainda nesta terça-feira (01). Segundo Laís, a Polônia não tem requisitado documentos para a população ucraniana que chega. “Eles [poloneses] já passaram muito por isso, a Polônia deixou de existir por conta da Segunda Guerra Mundial e o idioma deles é muito parecido”, falou. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet