Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

112 mm de chuva

Temporal derruba casarão histórico e alaga ruas em Cuiabá e VG; veja vídeos

Foto: Edição / Olhar Direto

Temporal derruba casarão histórico e alaga ruas em Cuiabá e VG; veja vídeos
A forte chuva registrada na tarde deste domingo (13) causou alagamentos em diversos pontos de Cuiabá e Várzea Grande (região metropolitana da Capital). Nas primeiras horas desta segunda-feira (14), um casarão também desabou no Centro Histórico cuiabano, logo atrás da Paróquia Nossa Senhora da Boa Morte.


Leia também:
Jovem é sequestrado, agredido a pauladas e baleado na mão esquerda por criminosos

De acordo com a Defesa Civil da Prefeitura de Cuiabá, o pluviômetro instalado na sede do Executivo Municipal registrou um volume de 112 mm de chuva, índice considerado altíssimo para o período. “Foi um volume de água muito grande e não deu tempo de escoar essa água toda”, disse ao Olhar Direto José Zanetti, diretor da Defesa Civil cuiabana. 

Um casarão tradicional do Centro Histórico de Cuiabá, que já foi lar de Jejé de Oyá, ícone da cuiabania, desabou após ter a sua estrutura fragilizada pela chuva. Em nota, a Defesa Civil disse que, neste momento, está no local, junto com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), realizando análise e retirada de entulhos. 
(Foto: Defesa Civil de Cuiabá)

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT), também houve registro de queda de árvore, por volta de 16h30, próximo ao Parque Mãe Bonifácia, na Avenida Miguel, localizada no bairro Quilombo, em Cuiabá.

Registros feitos por moradores flagraram também flagraram o alagamento causado na rua Barão de Vila Bela. Na filmagem, é possível ver vários veículos submersos na água.
 

Em outro trecho da cidade, um passageiro, de dentro do transporte coletivo, gravou o momento em que a água da chuva invade e alaga a via na Avenida Prainha. Para Zanetti, isso ocorreu por conta do volume de água. 
“Nós tivemos um ponto crítico aqui na Prainha, apesar de todo o trabalho que foi feito de melhoria das bocas lobos, o volume de água foi muito grande”, explicou. 
 

Impactos em VG

Em território várzea-grandense, a chuva teve impacto na Avenida Dom Orlando Chaves. No local, uma moradora registra a pista completamente inundada. Ainda no vídeo, também é possível ver automóveis tentando circular, mesmo submersos pelo volume de água. 
 

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Várzea Grande para questionar os impactos da chuva em ruas da cidade. O Executivo Municipal disse que as chuvas deste ano superaram o quantitativo observado para o mesmo período nos anos anteriores. 

A Prefeitura também disse que os alagamentos também decorrem da falta de conscientização da população, que joga lixo nas ruas. A assessoria do Executivo Municipal também relatou que na Avenida Dom Orlando Chaves, onde foi registrada uma inundação, há várias distribuidoras de bebidas, bares, restaurantes e similares, que, conforme explica, descartam o lixo de forma irregular. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet