Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política BR

CONDENADO PELO STF

Medeiros pressiona Lira para que cassação de Silveira vá ao plenário da Câmara

Foto: Reprodução

Medeiros pressiona Lira para que cassação de Silveira vá ao plenário da Câmara
O deputado federal José Medeiros (PL) é mais um dos parlamentares que pressionam o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), para que a decisão final sobre o mandato do parlamentar Daniel Silveira (PTB-RJ) seja do plenário da Câmara. O parlamentar carioca foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a oito anos e nove meses de prisão e a perda de seu mandato, durante julgamento nesta quarta-feira (20).


Leia também:
Deputado emedebista defende que não houve cunho eleitoral em vinda de Bolsonaro e quer partido caminhando com presidente

Em post publicado na tarde desta quinta-feira (21) no Twitter, Medeiros afirmou que Lira deve cumprir a Constituição Federal e que coloque em votação a sustação do processo de cassação. É que ainda ontem, o presidente da Câmara apresentou ao STF um pedido para que o Congresso dê a palavra final em casos de cassação. A solicitação foi apresentada em uma ação de 2018 e não trata apenas do caso de Silveira.

“Peço ao presidente @ArthurLira_ que paute a sustação da condenação de @danielPMERJ. O legislativo vai decidir não sobre Daniel, mas se o artigo 53 da c.f que não traz reserva a fala, VALE. Se não valer do jeito que está, valerá daqui para frente o que o juiz entender”, tuitou.

O debate também gira em torno da interpretação do artigo 55 da Constituição que, em um de seus incisos, prevê que a perda de mandato deverá ser declarada pela Mesa Diretora, sem submeter ao plenário, quando se tratar de condenação á perda dos direitos políticos. No caso de condenação criminal, no entanto, há a previsão de que a maioria da Câmara ou do Senado decida se é cabível ou não a cassação.

 
Defesa

Ainda no Twitter, Medeiros voltou a defender Silveira, amenizando os ataques feitos pelo parlamentar cassado contra o ministro Alexandre de Moraes e que gerou a condenação no STF. De acordo com o deputado mato-grossense, o colega, além de estar protegido pela pela imunidade parlamentar (artigo 53, caput, da Constituição Federal), utilizou expressões comuns na sociedade.

“Já a fala do @danielPMERJ que não passa do que já está nos botecos, e não vai além de força de expressão, quem nunca ouviu falar na expressão “cabeça de ovo” se referindo ao ministro Alexandre ou na expressão surra com gato morto...?”, postou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet