Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política MT

ELEIÇÕES À VISTA

Botelho nega antecipar debate sobre a Mesa e decreta fim de cartas marcadas: “acabou aquele negócio de acertinho”

05 Mai 2022 - 07:06

Da Redação - Érika Oliveira / Do Local - Airton Marques

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Botelho nega antecipar debate sobre a Mesa e decreta fim de cartas marcadas: “acabou aquele negócio de acertinho”
No comando da Assembleia Legislativa por três gestões consecutivas, o presidente Eduardo Botelho (UNIÃO) negou que já esteja tratando das negociações para um novo mandato ou até mesmo formação da próxima Mesa Diretora. Diante dos rumores de que outros parlamentares já teriam iniciado as tratativas sobre a eleição interna que ocorre apenas em fevereiro de 2023, o deputado destacou que é preciso esperar passar o período eleitoral para saber, de fato, quem é que fará parte da próxima legislatura. Ainda avisou que a AL já superou a prática de 'cartas marcadas'.


Leia mais:
Botelho volta à presidência e diz que deixou Janaina no cargo para prestigiar Semana da Mulher

“Não tem nada de Mesa, nem sabemos quem vai tá aqui depois da eleição. E tem outra coisa, aqui acabou aquele negócio de acertinho, cada deputado decide a própria vida. Então, vamos primeiro passar a eleição”, criticou.

Botelho foi eleito presidente pela primeira vez em 2017, no último biênio da legislatura anterior. Depois, reeleito deputado, foi reconduzido ao cargo também para o biênio 2019/2020.

No ano passado, o deputado venceu mais uma vez a eleição da Mesa Diretora para o biênio de 2021/2022, porém, a reeleição foi alvo de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pelo partido Rede, que alegou que a Constituição Federal permite apenas uma recondução.

Após quase um ano, o partido de Botelho (DEM, na ocasião) decidiu recorrer, sob a alegação de que a demora no julgamento do mérito da ADI causa danos aos reeleitos. Ao Supremo, o DEM Nacional pediu modulação dos efeitos da decisão sob o argumento que deve prevalecer a tese pela qual a eleição dos membros das Mesas das Assembleias Legislativas estaduais deve observar o limite de uma única reeleição ou recondução. Porém, a aplicação, segundo a legenda, somente poderá ocorrer nos casos em que a formação das Mesas das Assembleias tenham ocorrido após a publicação do acórdão que fixou a tese em seis de abril de 2021.

Ao apontar que a reeleição dos Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Mato Grosso, em que Botelho foi eleito se deu em 10 de junho de 2020. Ou seja, antes da publicação do acórdão. Assim, o partido pede o reestabelecimento da eleição para a mesa diretora realizada pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso na Sessão Ordinária de 10 de junho de 2020.

Por hora, se for reeleito deputado novamente e se tiver interesse em ser presidente mais uma vez, Botelho poderá assumir a cadeira pela quarta vez seguida.

Rumores de negociatas

Nas últimas semanas surgiram rumores de que alguns deputados estariam vinculando apoio nas eleições de outubro à eleição da Mesa Diretora. Funcionaria assim: políticos que pretendem se eleger deputados estaduais – e que apostam na vitória – dariam suporte a aliados de outros partidos em suas bases eleitorais. Em troca, teriam a garantia de que tais legendas reuniram os votos necessários para a condução a Mesa Diretora.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet