Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

PROCIÊNCIA

Prefeitura de Cuiabá lança programa de incentivo a ciência em escolas municipais que oferecem do 1º ao 9º Ano

Foto: Jorge Pinho/Assessoria

Prefeitura de Cuiabá lança programa de incentivo a ciência em escolas municipais que oferecem do 1º ao 9º Ano
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) lançou nesta segunda-feira (16) o Programa ProCiência e determinou o início da entrega de laboratórios didáticos móveis para Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), urbanas e do campo, da Capital. O programa vai atender 85 unidades que oferecem do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.


Leia mais:
Emanuel determina que ala do hospital exclusivo para Covid-19 receba pacientes do São Benedito: “Força-tarefa”

Desenvolvido em conjunto pela Diretoria de Gestão Educacional e a Coordenadoria Técnica de Ensino, o Programa ProCiência promove a articulação pedagógica fundamentada na estimulação da curiosidade e da aprendizagem dos estudantes. O laboratório vai atender os estudantes com atividades práticas de ciências da natureza.

O ProCiência é um projeto educativo que está em consonância com a política da Escola Cuiabana: Cultura, Tempos de Vida, Direitos à Aprendizagem e Inclusão e a BNCC, em vista da alfabetização científica.

No evento desta segunda-feira, que reuniu diretores da rede pública municipal de ensino, o prefeito e a primeira dama Márcia Pinheiro entregaram também os primeiros óculos do Programa Enxergar e Humanizar 2022, notebooks para as unidades educacionais e lançaram o projeto Cantinho Cuiabano, com a distribuição de kits para as bibliotecas escolares.

Segundo o prefeito, a gestão estará sempre de portas abertas para as ideias e iniciativas que possam tornar a educação de Cuiabá uma referência, e que possam promover o avanço do conhecimento e do ensino e aprendizagem.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, fez um balanço das ações e disse que a gestão estabeleceu uma meta para o atendimento humanizado nas unidades da rede pública municipal de ensino, assegurando o direito básico de escolarização, e a formação integral dos estudantes. 

“Todos os projetos criados na Secretaria Municipal de Educação têm como foco melhorar o desempenho dos estudantes no processo de ensino aprendizagem. Nós precisamos restabelecer a proficiência pós pandemia e este é um grande desafio, melhorar a gestão da sala de aula para que possamos atingir esse resultado”, disse a secretária.

Participaram do evento o vice-prefeito, José Roberto Stopa; o secretário de Governo, Luis Claudio, a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar; a diretora de Gestão Educacional, Zileide Lucinda dos Santos; a diretora técnica de Ensino, Elijane Gonçalves Lopes, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Andrea Santos, lideranças políticas, lideranças comunitárias, entre outros.

Projeto Cantinho Cuiabano
 
Nascido nas bibliotecas da rede Saber com Sabor, o projeto promove a cultura e os autores cuiabanos. Por meio do Projeto, serão distribuídos dois kits de livros infantis, de autores locais, para 131 unidades educacionais. Os livros ficarão disponíveis nas bibliotecas escolares das unidades que oferecem Educação Infantil e Ensino Fundamental inseridas no projeto.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet