Olhar Direto

Segunda-feira, 27 de junho de 2022

Notícias | Educação

Alto nível de qualificação continua sendo maior aliado de profissionais em busca de oportunidades

Foto: Reprodução

Alto nível de qualificação continua sendo maior aliado de profissionais em busca de oportunidades
A busca por emprego é um dos maiores desafios dos brasileiros em 2022, seja aqui em Cuiabá ou em qualquer outra região. Com a taxa de desemprego do país acima dos 13%, as pessoas estão buscando maneiras de se destacar no mercado de trabalho. Uma das maneiras mais eficientes ainda é o alto nível de qualificação, pois existem vagas direcionadas para cargos mais altos que exigem um conhecimento técnico mais apurado. Isso é algo que nunca mudou em todo o mundo, com a educação se mantendo como prioridade.
 
No início deste ano, o Serviço Nacional do Emprego (Sine) divulgou um relatório mostrando diferentes vagas abertas não preenchidas na plataforma. Uma informação curiosa, sobretudo com o país enfrentando uma crise com mais de 12 milhões de pessoas em busca de um trabalho. A justificativa do órgão é que as vagas exigem uma qualificação alta e específica, algo que nenhum candidato conseguiu oferecer. Ou seja, estamos falando de uma formação de qualidade.
 
Se olharmos para o exterior, nas maiores empresas do mundo, o diploma dos profissionais conta muito para os cargos de chefia. Segundo levantamento da Preply, site de aulas de inglês online, cerca de 34% dos CEOs possuem mestrado ou doutorado em alguma área. Apenas nos Estados Unidos, essa taxa ultrapassa os 50%. Ou seja, ter um profundo estudo em um campo pode ser o primeiro passo para conquistar um emprego de alto nível.
 
Isso se repete aqui no Brasil, onde as grandes companhias estão sempre em busca de profissionais com alta qualificação. A boa notícia é que não faltam oportunidades para se dedicar aos estudos, inclusive com faculdades de renome e respeitadas no mercado de trabalho. É o caso, por exemplo, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), considerada por muitos uma das universidades públicas mais completas do Brasil, principalmente na área de zootecnia.

Referência também é importante 

A escolha por uma instituição de ensino de qualidade também é importante para o mercado de trabalho, sobretudo no exterior. O levantamento da Preply mostra isso com a origem de alguns dos principais CEOs do mundo. Atualmente, a Universidade de Harvard possui cerca de 70 ex-alunos neste cargo de chefia. A Ecole Centrale de Paris e a Universidade da Pennsylvania também se destacam por isso. Ou seja, uma referência nos estudos é essencial.
 
Isso deve ser considerado também no Brasil, onde grandes empresas prestam serviços e buscam profissionais semelhantes com o que possuem no exterior. Por exemplo, as empresas de tecnologia costumam escolher como CEOs apenas pessoas de qualificação alta. Isso acontece na AB Inbev e na 3G Capital, duas das maiores companhias que atuam no país. A educação é essencial na hora de escolher um novo profissional, pois é a garantia de um conhecimento técnico apurado.
 
É claro que os estudos não fazem todo o serviço, e outras experiências também são importantes. Porém, o que estamos falando é da pessoa ter um diferencial, mesmo que seja apenas do nível de estudos na graduação. Algumas vagas disponíveis em Cuiabá mostram isso. A busca por pessoas de formação satisfatória é relativamente alta.
 
O Brasil passa por um momento conturbado, e o desemprego é um dos maiores desafios para o futuro. As pessoas precisam arrumar maneiras de se destacarem entre a forte concorrência. Uma delas é pelos estudos mais intensos, onde o resultado é um profissional de qualificações altas que pode render excelentes respostas para uma empresa. Os estudos sempre vão ser importantes, seja em momentos de crise ou de alívio econômico do país.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet