Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

CONCURSO DA SESP

UFMT libera gravações de testes de aptidão física após decisão judicial

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

UFMT libera gravações de testes de aptidão física após decisão judicial
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou uma nota na segunda-feira (23), referente a suspensão do concurso da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) para os cargos de escrivão e investigador da Polícia Judiciária Civil, orientando os candidatos inscritos sobre a decisão judicial proferida na última quinta-feira (19).


Leia mais:
Fotos mostram lesões e fraturas de candidatos após teste de aptidão do concurso da Sesp; veja imagens
 
O concurso está suspenso por prazo indeterminado, até a apresentação de um novo cronograma. No entanto, os candidatos possuem o prazo de 48 horas para interpor recurso administrativo em face do teste de aptidão física.
 
Há diversas denúncias de inscritos que se lesionaram durante o teste, incluindo deslocamento de ombro e mão quebrada. Os candidatos alegam que o local onde o exame foi realizado era inadequado, além da cobrança de atividades não inclusas no edital.
 
A Gerência de Exames e Concursos também informou que as gravações do teste de aptidão física estão disponíveis, para todos os candidatos, na área restrita do site http://www.concursos.ufmt.br
 
Suspensão do concurso
 
O juiz Hiram Armênio Xavier Pereira, da Segunda Vara Federal em Mato Grosso, determinou a suspensão do concurso público após a ação proposta pela Defensoria Pública da União (DPU).
 
A Defensoria ajuizou ação em face do Estado de Mato Grosso e da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso, para que fosse determinado o fornecimento, em 48 horas, das filmagens e gravações do Teste de Aptidão Física (TAF) para os candidatos que assim desejarem.
 
Defensoria requereu ainda que, após a disponibilização das gravações, fosse reaberto o prazo recursal por 48 horas para apresentação das razões dos recursos administrativos pelos candidatos.
 
Em sua decisão, o magistrado salientou que “diversos candidatos que se submeteram ao Teste de Aptidão Física – TAF no referido concurso desejam ter acesso à filmagem do exame, o que vem sendo negado pela Gerência de Exames e Concursos sob o fundamento que as gravações serão utilizadas por ela própria e que o edital não prevê tal disponibilização aos candidatos”.
 
Leia a nota na íntegra:
 
"Em cumprimento à decisão judicial proferida nos autos do processo nº 1011381-18.2022.4.01.3600, a Gerência de Exames e Concursos/UFMT informa a TODOS os candidatos inscritos no concurso público regido pelo edital 001/2022-SEPLAG/SESP/MT que:
 
- Fica suspenso o presente concurso por prazo indeterminado, até a apresentação de novo cronograma;
 
- Será disponibilizada, através da Área Restrita do Candidato, a gravação do Teste de Aptidão Física;
 
- Após a liberação das gravações, será aberto prazo de 48 horas para interposição de recurso administrativo em face do referido teste."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet