Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Lançamento OD

Mapa da Violência: Com até 11 registros a cada 10 mil habitantes, maiores taxas de assassinato são registradas no interior em MT

Foto: Edição / Olhar Direto

Mapa da Violência: Com até 11 registros a cada 10 mil habitantes, maiores taxas de assassinato são registradas no interior em MT
Em 2021, Mato Grosso registrou 748 casos de homicídio doloso, quando há a intenção de matar. Nesse contexto, os municípios do interior registraram as maiores taxas de homicídios. A cidade de Aripuanã, por exemplo, lidera o índice de letalidade violenta, tendo registrado uma taxa de mais de 11 homicídios para cada 10 mil habitantes, mesmo com uma população de pouco mais de 20 mil moradores, cerca de 3% da população de Cuiabá. 


Leia também:
Justiça determina que Funai dê prosseguimento à revisão dos limites das TIs Figueiras e Estivadinho

O dado consta no Mapa da Violência, lançado, neste sábado, pelo Olhar Direto. A ferramenta foi desenvolvida para reunir dados sobre o número de homicídios registrados em todos os 141 municípios mato-grossenses, durante o ano de 2021. 

Os números da ouvidoria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) foram obtido pelo Instituto Sou da Paz por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), a qual a reportagem teve acesso e realizou tabulagem.

Para acessar as informações, o usuário deve inserir o nome da sua cidade na caixa de busca ou, se preferir, passar o indicador por cima dos limites dos municípios. Entre as informações que podem ser acessadas estão a quantidade de homicídios e a população de cada cidade.

O usuário pode ainda acessar a taxa de homicídios em cada município para cada 10 mil habitantes. A ideia da iniciativa é permitir que a população e o Poder Público visualizem de forma simples, objetiva e panorâmica a ocorrência de letalidade violenta entre as cidades do estado. A ferramenta pode contribuir com iniciativas que buscam entender as taxas apontadas, assim como a construção de políticas públicas. 

Made with Flourish


Metodologia

O Mapa da Violência em Mato Grosso é composto por dados do Observatório de Segurança Pública da Sesp-MT, por meio do Sistema de Registro de Oocrrências Policiais (SROP) da Polícia Militar e Polícia Civil. Quanto à taxa de homicídio, esta é calculada levando em consideração a população estimada de cada município do estado em 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet