Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Pediu vistas

Lúdio diz que PL para armar CACs é ‘inconstitucional e ilegal’ e rebate ataques de Ulysses: “A gente tem que estar preparado”

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Lúdio diz que PL para armar CACs é ‘inconstitucional e ilegal’ e rebate ataques de Ulysses: “A gente tem que estar preparado”
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que pediu vistas do Projeto de Lei 39/2022 na última sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), afirmou que a proposta é inconstitucional e ilegal e que trabalhará por sua rejeição no plenário. O PL é de autoria do deputado Ulysses Moraes (PTB), que após o pedido de vistas incitou seus seguidores do Instagram a “pressionarem” o parlamentar petista.


Leia também:
Governador afirma que armar população é medida populista e critica PL de Ulysses: “só para tentar ganhar um votozinho”

Segundo Lúdio, não foram muitos os que responderam ao chamado de Ulysses. “Não teve tanta gente não, mas teve dois perfis de pessoas que que me mandaram mensagem. Um perfil mais educado, fazendo a defesa, pedindo apoio, e outro mais radicalizado me xingando, me atacando, mas isso faz parte. A gente tem que estar preparado para lidar com essas situações”, afirmou.

O parlamentar petista explicou que o PL só tem um artigo, que pretende entender os colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs) como grupo de risco e, por isso, eles deveriam ter liberação do porte de armas. “Não tem sentido a Assembleia votar um projeto dessa natureza porque essa questão é uma questão tratada pela legislação federal. Não cabe ao estado legislar sobre o porte de arma. É uma atribuição da legislação federal. Eu devolvo o projeto essa semana com a proposta de rejeição. Que o plenário não aprove porque ele é inconstitucional e é ilegal”, disse.

Na semana passada, o governador Mauro Mendes (UNIÃO) também criticou o projeto de lei, afirmando que era uma medida populista de quem quer ganhar voto nas próximas eleições. Lúdio, por enquanto, afirmou que mesmo com a fala do governador, ainda não articulou com a base do Executivo na Assembleia para que votem de forma contrária ao PL.

O projeto de autoria de Ulysses afirma que há “risco da atividade e a efetiva necessidade do porte de armas de fogo ao atirador desportivo integrante de entidades de desporto legalmente constituídas”. Na proposição, o parlamentar afirma que a AL tem competência para legislar sobre o assunto, de acordo com a Constituição Federal. O projeto deve ser votado nesta quarta-feira (8).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet