Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

'pandemia não acabou'

Região metropolitana de Cuiabá tem aumento de casos de Covid-19 e VG já discute retorno de máscara

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Região metropolitana de Cuiabá tem aumento de casos de Covid-19 e VG já discute retorno de máscara
A região metropolitana da Capital registrou aumento de casos de Covid-19 durante as últimas semanas. Em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) percebeu o crescimento tanto no número de casos quanto no número de testagem. Em Várzea Grande, por exemplo, a pasta da Saúde já defende o retorno da obrigatoriedade do uso de máscara, em determinados segmentos, e irá discutir o assunto com o prefeito Kalil Baracat (MDB). 


Leia também:
MT tem semana com 14 mortes e quase 2 mil novos casos de covid

“A contaminação aumenta por [vários] fatores, [por exemplo] o relaxamento das medidas de biossegurança. Tem-se para o brasileiro que a pandemia acabou, e com isso, abandonou se a vacina, essa proteção foi diminuindo”, disse ao Olhar Direto, nesta terça-feira (7), secretário de Saúde de Várzea Grande Gonçalo Barros. 

Para Barros, esse cenário favoreceu o aumento de casos. Além disso, ele apontou que o desinteresse da população em torno das doses de reforço é outro fator contribuinte. Em Várzea Grande, segundo a pasta, menos de 60% da população está vacinada com a terceira dose contra a Covid-19. 

“A nossa preocupação é não tomar a dose de reforço. O risco que temos é que essa cobertura vacinal vá diminuindo, comecem os agravamentos. Nós precisamos da vacinação da terceira dose, no mínimo 75%”, explicou o secretário. 

Conforme Barros, o aumento dos casos teve início na última semana de maio. Tanto o número de casos quanto a procura por testes de Covid-19 tiveram aumento. Por conta disso, o secretário disse que, ainda nesta semana, uma reunião deve ser realizada com o prefeito da cidade, Kalil Baracat (MBD).

“Nós vamos defender a volta das medidas restritivas, como por exemplo, o uso de máscara no transporte coletivo, escolas, hospitais, unidades de saúde, etc.”, finalizou. 

À reportagem, a SMS de Cuiabá, por meio da assessoria de imprensa, também confirmou o aumento de casos de Covid-19, assim como da procura por testagem. Em nota, a pasta também disse que, nesta terça-feira (7), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), deve comentar sobre as próximas ações da Saúde no município. 

Leia a nota na íntegra:

A Prefeitura de Cuiabá mantém-se atenta ao cenário pandêmico, assim como à evolução do vírus da Covid19 e suas variantes. 

Nesse momento, o cenário na capital mato-grossense é acompanhado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid, que reúne-se ordinariamente.

Na próxima terça-feira (7), como tradicional, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, realizará  sua live semanal onde comentará sobre as próximas ações do Executivo ligadas à saúde no Município.


Casos de Covid-19

Em uma semana, Mato Grosso registrou 14 mortes causadas pela covid-19, de acordo com dados divulgados na tarde desta segunda-feira (6), pela secretaria estadual de Saúde (SES). No mesmo período, 1.997 pessoas testaram positivo para a doença. 

No total, 14.928 pessoas morreram de covid-19 em Mato Grosso, outras 740.546 testaram positivo para a doença desde o início da pandemia. Há ainda 1.660 em isolamento domiciliar após testarem positivo para covid-19. A SES já registrou 723.424 pessoas recuperadas.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 22 internações em UTIs públicas e 30 em enfermarias públicas.A taxa de ocupação está em 25,77% para UTIs adulto e em 6% para enfermaria adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (133.646), Várzea Grande (53.273), Rondonópolis (44.255), Sinop (33.922), Tangará da Serra (23.446), Sorriso (23.117), Lucas do Rio Verde (22.743), Primavera do Leste (21.929), Cáceres (16.857) e Alta Floresta (16.647).
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet