Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

data marcada

Comissão da Câmara dos Deputados fará vistoria nas obras inacabadas do VLT em julho

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Comissão da Câmara dos Deputados fará vistoria nas obras inacabadas do VLT em julho
A Comissão de Viação e Transportes, da Câmara dos Deputados, fará visita de vistoria às obras do VLT em Cuiabá e Várzea Grande no próximo dia 8 de julho, às 9 horas. A vistoria foi requerida pelo deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ) e articulada pelo deputado federal Emanuelzinho (MDB).


Leia também:
Emanuel rebate e diz que Mauro é quem deve explicar interesses escusos na troca do VLT para BRT



Na justificativa do requerimento, Gutemberg cita que o VLT é “o maior empreendimento de mobilidade urbana da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (...) oriundo das obras da COPA FIFA 2014, cujo valor inicial remonta a vultosa importância de R$ 1.477.617.277,15 (um bilhão, quatrocentos e setenta e sete milhões, seiscentos e dezessete mil, duzentos e setenta e sete reais e quinze centavos), com recursos oriundos da União (BNDES e FGTS)”.

O deputado ainda fala sobre a intenção de mudança, pelo Governo do Estado, de BRT para VLT, e diz que aconteceu “de forma unilateral e impositiva, sem a participação dos Municípios integrantes da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, em total inobservância a governança Interfederativa”. Também cita as decisões contrárias do Tribunal de Contas da União (TCU) à licitação do BRT.

O deputado federal Emanuelzinho (PTB), um dos articuladores da vistoria, considerou a decisão importante. “Essa é uma das obras mais importantes de mobilidade urbana na região metropolitana, inacabada. É preciso com urgência entender a viabilidade dessa mudança, estudar tecnicamente os prós e contra de cada modal, dando transparência nesse processo e principalmente, incluindo a participação popular que é quem realmente vai usar o transporte público”, disse.

Além desta comissão, na última semana a Comissão Externa Destinada A Acompanhar e Monitorar A Conclusão Das Obras Públicas Paralisadas e Inacabadas no País (CEXOBRAS) também aprovou requerimento, de autoria da deputada Flávia Morais (PDT), para “visita in loco às obras do VLT/BRT Cuiabá-Várzea Grande (MT), com a realização de evento com o Governador do Estado, o Prefeito de Cuiabá e demais autoridades responsáveis". Também foi aprovado requerimento “ao Tribunal de Contas da União o encaminhamento das decisões, estudos, pareceres e relatórios relacionados às obras do VLT/BRT Cuiabá-Várzea Grande”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet