Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Educação

MAIS DE 7 MIL CANDIDATOS

Unemat realiza vestibular em 15 cidades mato-grossenses com oferta de 2,4 mil vagas

Foto: Foto: Unemat

Unemat realiza vestibular em 15 cidades mato-grossenses com oferta de 2,4 mil vagas
As provas do vestibular da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) foram realizadas neste domingo (12), em 15 cidades mato-grossenses. De acordo com a instituição, 7.252 candidatos comparecem aos locais de prova. Ao todo, são ofertadas 2.430 vagas em 60 cursos de graduação. 


Leia mais:
UFR oferta 622 vagas remanescentes do SISU para ingresso em 2022

Além dos candidatos, a Unemat mobilizou uma estrutura com 1.070 colaboradores para garantir a segurança e a realização das provas objetivas e de redação, sendo eles, fiscais, pessoal da limpeza, motoristas, porteiros, pessoal de apoio, ledores e transcritores. 

Ao todo foram 32 locais de provas receberam os candidatos nos seguintes municípios: Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Canaã do Norte, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

Durante o processo seletivo, não foi registrada nenhuma ocorrência fora da normalidade. Os casos em que foi necessário eliminar algum candidato se deu por inobservância as proibições constates no edital como portar objetos eletrônicos como celulares, relógios ou armas brancas como canivetes. 

O diretor de Gestão da Concursos e Vestibulares da Unemat, professor Julio Bacovis destacou que essa retomada dos vestibulares de forma presencial é um novo desafio.

"A Unemat já estava há dois anos sem realizar um grande concurso vestibular de forma presencial, mas a presença de candidatos de praticamente todos os estados brasileiros, e de tantos estrangeiros mostram o quanto a Unemat vem sendo respeitada dentro e fora de Mato Grosso. Mesmo assim, temos um grande número de mato-grossenses, que veem a Unemat como uma oportunidade de ter a vida transformada por meio da Educação", afirmou.

De acordo com o perfil dos candidatos, a maioria é de Mato Grosso, quase 90% dos candidatos inscritos. Os cursos mais procurados foram Medicina, com 4.276 candidatos, e os cursos de Direito  oferecidos em Alta Floresta (256), Barra do Bugres (265), Cáceres (499), Diamantino (305), Pontes e Lacerda (334).

Além disso, a maioria dos candidatos são mulheres e estudantes de escola pública. No vestibular, somente o Estado do Amapá não tem candidatos concorrendo as 2.430 vagas oferecidas. Há também candidatos de 12 países além do Brasil, sendo do Japão, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Paraguaia, Haiti, Venezuela, Peru, Itália, Equador e Colômbia.  

A quantidade de mulheres inscritas concorrendo às vagas é 5.398 candidatos, o que representa 61,36% do total. O total de candidatos do sexo masculino inscritos foi de 3. 399 inscritos. Também chama a atenção o perfil dos candidatos que se auto declararam brancos. Foram 3.685 brancos e os que se declararam pardos foram 3.878 candidatos, 968 candidatos se consideram pretos, outros 214 candidatos se disseram amarelos e 52 indígenas.

Quanto a origem da escola, a maioria dos candidatos é oriunda da Escola Pública, 5.725 candidatos. Já os estudantes da escola privada somaram 2.580 inscritos e 492 candidatos não informaram onde cursaram o ensino médio.

O tema da redação neste ano foi sobre os desafios e as formas de prevenção ao suicídio de jovens. A ausência registrada nas provas deste domingo é de 17,56%, o que totalizou 1.545 faltosos. Em todo o processo, oito candidatos foram eliminados e quatro abandonaram as provas antes de completar duas horas de prova e foram considerados desistentes.

A Unemat mantém uma política afirmativa de ingresso, onde são disponibilizadas vagas para candidatos cotistas destinados a pretos, indígenas, estudantes com deficiência, escola pública além de candidatos de ampla concorrência. A ausência registrada nas provas deste domingo é de 17,56%, o que totalizou 1.545 faltosos.

O resultado do vestibular da Unemat será conhecido no dia 22 de julho e as aulas começam em 8 de agosto. Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em: http://vestibular.unemat.br/
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet