Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

PARCERIA COM UNIÃO

Energisa substitui gerador a diesel por placas solares em Parque Nacional do Pantanal

Foto: Divulgação

Energisa substitui gerador a diesel por placas solares em Parque Nacional do Pantanal
A Energisa está implantando sistemas de geração de energia renovável com uso de placas solares e de baterias em Mato Grosso. O sistema foi desenvolvido pela própria empresa e atende regiões remotas, onde é praticamente impossível chegar com redes de distribuição de energia convencionais, com o uso de postes e cabos, por exemplo. O atendimento é feito em parceria com o Governo Federal por meio do Programa Mais Luz pra Amazônia, que abrange estados que fazem parte da Amazônia Legal.

Leia mais:

Mais de 38 mil pessoas estão cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica


“Nós iniciamos o desenvolvimento dessa técnica no Projeto Ilumina Pantanal e evoluímos para sistemas mais robustos no Mais Luz pra Amazônia. Nós tínhamos regiões que simulavam perfeitamente os biomas que temos aqui. Por isso, agora estamos conseguindo implantar sistemas solares autônomos, com uso de bateria em áreas do Pantanal mato-grossense, Cerrado e Amazônia”, explicou Ricardo Rubira, coordenador de construção, manutenção e distribuição da Energisa em Mato Grosso.

A principal meta é atender famílias de baixa renda, escolas e postos de saúde rurais, pequenos produtores, quilombolas e comunidades indígenas. Mas a ação também garante o trabalho de proteção do meio ambiente.

Na base do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Parque Nacional do Pantanal, foi instalada um dos sistemas fotovoltaicos. Ele substituiu o gerador movido à diesel que era usado no local. O Instituto é um QG para equipes que chegam na região para poder combater as queimadas, fazer pesquisas e fiscalizar possíveis irregularidades.

“Com o novo sistema de geração de energia, o órgão conseguirá atender essa demanda sem sobrecargas e com mais conforto. Não haverá mais emissão de gás carbônico já que não será mais preciso queimar o diesel. Além disso, haverá uma economia de mais de R$ 100 mil por ano, que era usado para compra do combustível”, destacou Ricardo.

Ministro do Meio Ambiente conhece instalação solar

O Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense foi criado em 1981 e tem 135 mil hectares. A sede fica em Poconé e a região é conhecida pela rica diversidade ambiental, abrigando a maior concentração de onças-pintadas do mundo, segundo ambientalistas. 

Nesta semana, estava prevista a visita do Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, à base do ICMBio na região. O objetivo da viagem é conhecer o novo sistema de placas solares com baterias, instalado pela Energisa no local. Além do Instituto, mais de 400 atendimentos serão realizados ainda este ano. Onde instituições e famílias também receberão a instalação dos painéis solares.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet