Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

RELAÇÃO DE LONGA DATA

Ala do agronegócio já admite possibilidade de vitória de Lula e discute investimento financeiro à campanha petista

Foto: Reprodução

Ala do agronegócio já admite possibilidade de vitória de Lula e discute investimento financeiro à campanha petista
A estratégia da chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de explorar a ligação que ele e Geraldo Alckmin (PSB) mantêm com lideranças do agronegócio não deve reverter em nenhum tipo de apoio público dos ruralistas. Para citar o exemplo de mato-grossenses, Lula tem boa relação com o ex-governador Blairo Maggi (PP) e Alckmin é próximo de Nilson Leitão (PSDB), mas Blairo e Leitão não devem pedir votos e nem se aproximar da chapa. Entretanto, com as pesquisas apontando boas perspectivas eleitorais, uma ala de grande produtores já discute contribuir financeiramente para a campanha petista e reconstruir pontes diante de um provável novo governo Lula.


Leia mais:
Jayme reforça torcida e afirma que Bolsonaro já sacramentou chapa entre Mauro e Wellington em MT

Alinhado com Jair Bolsonaro (PL) principalmente no que diz respeito à agenda dos costumes, o agronegócio justifica seu apoio ao atual presidente no fato de sua gestão ter ampliado a oferta de crédito para o setor, além da defesa pública do Governo Federal em prol de mudanças na legislação ambiental.

Para os ruralistas, Bolsonaro é uma figura mais “fácil” de lidar do que Lula no que diz respeito aos interesses econômicos e ideológicos do segmento.

Por outro lado, a preocupação com a imagem do Brasil no exterior caso Bolsonaro se mantenha no poder, bem como os resultados das últimas pesquisas de intenção de votos em que Lula permanece a frente de Bolsonaro, estão gerando movimentações no tabuleiro político.

Lula cita Blairo Maggi, a quem chama de “amigo”, em seus discursos já há algum tempo. O ex-governador de Mato Grosso, por sua vez, segue cauteloso sobre o assunto, mas não se preocupa em desmentir a relação com o petista.

Blairo se mantém distante de Lula, mas não se preocupa em desmentir relação já citada pelo petista. Foto: Ricardo Stuckert.

Fontes ligadas ao grupo explicaram ao Olhar Direto que a situação deve continuar assim pelo menos até a consolidação do 1º turno das eleições, mas afirmam que um núcleo duro do agronegócio no País já fala em investimentos financeiros na chapa Lula-Alckmin.

“Tem muito analista que já considera a vitória do Lula e o mercado financeiro já está há algum tempo avaliando os impactos de um eventual governo Lula. É só reparar, a cada nova pesquisa a Ibovespa sobe um ponto. Ninguém vai vestir a camisa agora, mas internamente são favas contadas”, sustentam.

Presidente do Instituto Pensar Agropecuária e consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o ex-deputado Nilson Leitão vive uma situação mais delicada. Apesar da relação com Alckmin e de sempre adotar um discurso mais moderado, o tucano integra atualmente a ala mais bolsonarista do agronegócio, além de manter base no Norte de Mato Grosso – um dos principais redutos de Bolsonaro no País.

“Simplesmente não tem como o Nilson abraçar essa campanha, da parte dele sem chance. Mas na política, é o que a gente sempre diz, nada é impossível. É claro que o Alckmin vai insistir nesse caminho e, o setor, tende a se mover em direção do poder. Eu vejo toda essa construção com algo muito natural”, pontuou um interlocutor.

Procurado pela reportagem, Nilson Leitão não retornou as ligações.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet