Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

praça alencastro

Organizações convocam ato em Cuiabá para cobrar justiça por morte de Bruno Pereira e Dom Phillips

Foto: Reprodução

Organizações convocam ato em Cuiabá para cobrar justiça por morte de Bruno Pereira e Dom Phillips
Organizações da sociedade civil realizam, nesta terça-feira (21), em Cuiabá, ato cobrando justiça pelo assassinato do jornalista inglês Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira. A manifestação deve acontecer a partir das 17h, na Praça Alencastro. 


Leia também:
Motociclista morre após perder o controle e colidir contra árvore em rodovia de MT

Phillips e Pereira estavam desaparecidos desde cinco de junho, data em que saíram para realizar uma viagem a terra indígena do Vale do Javari (AM). Na última quarta-feira (15), porém, os restos mortais da dupla foram encontrados após a confissão de envolvimento feita por um dos suspeitos. 

O ato em Cuiabá faz parte de uma mobilização nacional e também vem acompanhado de um manifesto que exige recomposição do quadro de servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai), reorganização da instituição com a designação de profissionais técnicos para as chefias e demais cargos da Fundação, inclusive com a substituição do presidente, Marcelo Xavier, dentre outros pontos.

“A situação não foi resolvida após os corpos terem sido encontrados. Povos indígenas, jornalistas e indigenistas vivem sob ameaça na região. A constituição estabelece os direitos indígenas e o cumprimento da legislação ambiental. São obrigações do Estado brasileiro”, disse peça publicitária divulgando o evento.

Em Cuiabá, a ato é apoiado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adunemat), Centro Burnier Fé e Justiça, Comissão Pastoral da Terra (CPT-MT), Conselho Missionário Indigenista (Cimi-MT), Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), Fórum Estadual de Direitos Humanos e da Terra (FDHT-MT), Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad) e Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsep-MT).

Sobre o ato

Ato público - “Em luto, na luta”
Local: Praça Alencastro 
Dia: 21/06
Hora: 17h
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet