Olhar Direto

Terça-feira, 16 de agosto de 2022

Notícias | Ciência & Saúde

VEJA AS UNIDADES

Vacinação contra Influenza para toda a população começa nesta terça-feira em Cuiabá

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Vacinação contra Influenza para toda a população começa nesta terça-feira em Cuiabá
Toda a população acima de 6 meses de idade poderá receber a vacina da Influenza em Cuiabá a partir desta terça-feira (28) em todas as unidades básicas de saúde na capital. O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra gripe no último sábado (25) e a Secretaria Municipal de Saúde vai reabastecer todas as unidades básicas hoje. A vacina protege contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Não é preciso fazer intervalo caso a pessoa tenha se vacinado contra a Covid.

 Leia mais: 
Procura por teste de covid-19 aumentou 307% em dez dias na rede privada de MT

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira, mesmo com a prorrogação da campanha contra Influenza até do dia 24 de junho, a cobertura vacinal continua muito baixa.

Conforme Oliveira, o público alvo total da campanha é de cerca de 158 mil pessoas e, até então, a vigilância conseguiu vacinar apenas 31% do total deste grupo. Por isso, a partir desta terça (28), a imunização será liberada para toda a população com intuito de aumentar a vacinação contra a gripe na capital.

Dentro dos grupos prioritários, o que teve maior cobertura foi o dos idosos, com 36,8%, seguido por profissionais da saúde, com 29,3% e crianças, com 26,5%. Os demais grupos não chegaram a atingir 20% de cobertura vacinal.

Conforme explicou, a campanha recebeu 214 mil doses e ainda posusi e estoque cerca de 100 mil. Destas, várias doses foram perdidas pelo fato de os frascos terem sido abertos, sem serem aplicaddos por conta da ausência das pessoas.

Todas as unidades básicas de saúde aplicam a vacina contra a Influenza, com exceção daquelas onde é aplicada a vacina de Covid para crianças (UBS Quilombo, UBS Jardim Vitória I, UBS Parque Cuiabá, UBS Pedra 90 I e II e UBS da Guia).

A vacina protege contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Não é preciso fazer intervalo caso a pessoa tenha se vacinado contra a Covid.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet
x