Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

CHAPA DE LULA

Com aproximação de Mauro e Wellington, Neri abre discussão com PT sobre aliança em Mato Grosso

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Com aproximação de Mauro e Wellington, Neri abre discussão com PT sobre aliança em Mato Grosso
Com chances reduzidas de estar no palanque do governador Mauro Mendes (União) nas eleições de outubro, o deputado federal e pré-candidato ao Senado Neri Geller (PP) reforçou diálogo com a cúpula nacional do PT, para tratar sobre possível aliança com a federação formada com PV e PCdoB em Mato Grosso.


Leia também:
Barranco cita proximidade de Leitão e Alckmin e diz que Gleisi já sinalizou que PT procurará agronegócio de MT

De fato, Neri nunca fechou as portas para uma eventual aliança com a federação. No entanto, aguardava Mauro anunciar sua decisão sobre quem irá apoiar na corrida ao Senado. Diante dos sinais de que o governador deve caminhar com Wellington Fagundes (PL), Neri resolveu buscar o grupo de centro-esquerda.

Apesar de fazer parte do Centrão no Congresso Nacional e ter apoiado as pautas mais polêmicas do presidente Jair Bolsonaro (PL), Neri não enfrentaria problemas em seguir com o grupo nacionalmente liderado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já que tem bom relacionamento com os petistas, resultado do período em que foi ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Governo Dilma Rousseff.

Além disso, alguns integrantes do grupo pró-Neri (formado por PP, PSD e MDB), acreditam na estratégia de que diante da polarização nacional e a divisão entre os bolsonaristas de Mato Grosso, com mais de uma candidatura, o mais viável seria assumir o posto o campo de centro-esquerda e ser o candidato de Lula no Estado.

Sobre Mauro, apesar de o governador não ter oficializado apoio a Wellington, o grupo de Neri entende que os sinais dados pelo chefe do Executivo estadual e seus aliados até então confirmam que o deputado não é o escolhido para formação da chapa majoritária.

Outra questão a ser debatida junto à federal é a indicação da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, para a disputa ao Senado. Neri, no entanto, tem excelente relação com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o que facilita uma eventual composição. Márcia poderia recuar e, com o objetivo de formar uma ampla frente de oposição a Mauro, disputar como uma das suplentes do progressista.

Oficialmente, o senador Carlos Fávaro, presidente regional do PSD, diz que não tem conhecimento da aproximação de Neri com o PT. Assim como a deputada federal Rosa Neide, do PT, que se reúne com a cúpula do partido nesta terça-feira (28).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet