Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

SARAMPO E GRIPE

Cuiabá não atinge metas de vacinação infantil; redução em relação a 2021 é de 50%

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Cuiabá não atinge metas de vacinação infantil; redução em relação a 2021 é de 50%
Em 90 dias de campanha de vacinação contra Sarampo e a Influenza, Cuiabá não conseguiu atingir as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, assim, registrando baixa procura e tendo como resultado uma redução de 50% no número em relação ao mesmo período no ano passado. A campanha foi iniciada no mês de abril e encerrada na última sexta feira (24).


Leia também:

Ao todo, 11.640 crianças de seis meses até cinco anos incompletos receberam as duas doses da vacina contra a Influenza, o que representa apenas 28,6% do público total esperado, estimado em 40.667 crianças.

Contra o sarampo, foram 11.859 crianças vacinadas com dose única da tríplice viral, ou seja, apenas 25,2% da meta, estabelecida em 46.629 crianças.

A meta de vacinação contra a Influenza e Sarampo visava imunizar 95% e 90%, respectivamente, das crianças da faixa etária mencionada.

A pneumopediatra Patrícia Aika reitera a importância dos pais manterem a carteira de vacinação de seus filhos em dia, já que “nessa época de tempo seco, com os vírus circulando nas escolas, a vacina previne internações de casos mais graves, como bronqueolite”.

Ela ainda salientou a necessidade dos responsáveis procurarem especialistas se tiverem dúvidas em relação às vacinas.

“O profissional vai orientá-los da forma correta, não deixando que eles se baseiem em fake news ou em redes sociais”, defende.

Em 2019, a Organização Pan-americana da Saúde (Opas) retirou o certificado de território livre de sarampo do Brasil devido ao surgimento de quase 10 mil casos em 2018, depois de cinco anos atingindo 100% das metas de imunização. Desde então, foram registradas 40 mortes pela doença e quase 40 mil casos.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet