Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Educação

BONIFICAÇÃO ESTADUAL

UFR aprova acréscimo de 15% em nota do Enem para candidatos que estudaram em MT

Foto: Foto: Divulgação

UFR aprova acréscimo de 15% em nota do Enem para candidatos que estudaram em MT
A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) aprovou o texto que prevê a concessão de um acréscimo de 15% à nota final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em Mato Grosso. A matéria foi levada à apreciação dos membros do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFR no dia 30 de junho, durante a 1ª Reunião Extraordinária de 2022.


Leia mais:
Feira promove cursos gratuitos em Várzea Grande voltados a estudantes que querem passar no Enem

A reitora da universidade, professora Analy Castilho Polizel de Souza, presidiu a reunião que avaliou todos os pontos do Regimento de Ensino dos Cursos de Graduação da UFR. Na ocasião, a reitora esclareceu que a iniciativa tem como objetivo promover uma maior inclusão regional por meio da formação de profissionais mato-grossenses que possam continuar atuando no estado após o término de seus cursos.

O Pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Ronei Coelho, complementa esta posição ao lembrar que a Universidade Federal de Rondonópolis possui uma história de compromisso firmado com o Mato Grosso que se reflete na construção de parcerias estratégicas com empresas, órgãos públicos, escolas, prefeituras e instituições de pesquisa, como é o caso da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

O professor explica que os estudantes de fora do estado possuem uma propensão em retornarem ao seu local de origem após a formatura, deixando de atuar no Mato Grosso. Em contrapartida, os estudantes que já são do estado, tendem a ficar e revertem seus conhecimentos acadêmicos e profissionais para o benefício das demandas locais.

Desde o projeto de criação da UFR, a universidade já considerava em suas diretrizes a ampliação do acesso ao ensino superior no estado, o compromisso de inclusão social, o desenvolvimento regional integrado, e o fortalecimento das políticas públicas locais, de forma a atender aos anseios da sociedade mato-grossense.

Desta forma, a partir da edição 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os candidatos às vagas na UFR que cumpriram integralmente o ensino médio, público ou privado, em instituições de ensino do estado de Mato Grosso terão direito ao bônus. A solicitação deverá ser realizada no momento da inscrição Sisu para o curso desejado e será posteriormente confirmada mediante apresentação de documentos comprobatórios durante o período de matrícula.

A bonificação estadual é uma política afirmativa interna da universidade, não sendo cumulativa com a política nacional de inclusão por cotas, regimentada por legislação específica. As cotas já existentes e determinadas em lei para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e candidatos com algum tipo de deficiência, permanecem funcionando da mesma forma.

A redação final do texto segue para ajustes e será publicada em breve como parte do Regimento de Ensino dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Rondonópolis.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet