Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

SEGURANÇA PARA PACIENTES

UTI do H-Bento está entre as menores taxas de mortalidade do país

Foto: Allan Galhardo/Assessoria

UTI do H-Bento está entre as menores taxas de mortalidade do país
 A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital ‘H-Bento’ está entre as melhores e mais seguras do país, de acordo com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). A unidade recebeu o Selo AMIB pela Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho em reconhecimento à contribuição da instituição pela qualidade da medicina intensiva e segurança oferecidas aos pacientes, na última quarta-feira (20). Desde 2021, a UTI está nova sob gestão, com foco na humanização e acolhimento de internados e seus familiares.


Leia mais:
UTI do H-Bento completa um ano com taxa de óbito 40% menor que a média nacional

Entre os indicadores que levaram à certificação pela AMIB está a Taxa de Mortalidade Padronizada (TMP), referente ao ano de 2021 com 0.76, enquanto a média nacional foi de 1.29. Sendo as taxas menores que 1,0 são de unidades com melhores desfechos e as com taxas maiores de 1,0 são as unidades com piores resultados.

O coordenador da unidade, médico infectologista Abdon Karhawi, explica que o índice representa a média de sobrevida de pacientes, considerando critérios como tempo de internação, diagnóstico, comorbidades, score de risco, dentre outros. Por isto, quanto menor, mais bem avaliada é a UTI. O resultado disso, acrescenta o médico, é um bom número de pacientes com melhoria no quadro clínico e recuperação.
 

Em Mato Grosso, 12 UTIs de hospitais privados a avaliação da TMP está em média de 1,59, o que coloca o H-Bento com o melhor resultado de desempenho.

“O H-Bento ficou em 24º lugar entre as 188 UTIs do Centro-Oeste com melhores índices. No Brasil, são mais de 1.800 unidades avaliadas, ficamos entre os 25% com menor taxa de mortalidade. É um resultado excelente e que dá segurança aos nossos pacientes, desde a internação até o tratamento. O H-Bento opera para tornar-se uma UTI de alta performance, assim como outras de referência no país. Esta certificação nos indica que estamos no caminho correto”, pontua o coordenador da Unidade de Terapia Intensiva do hospital.

Para avaliar os indicadores, a associação utilizou os dados fornecidos ao sistema Epimed Monitor UTI Adulto. O software é um dos melhores na gestão e análise de indicadores, por meio de relatórios online, benchmarking qualificado e análises preditivas, visando traçar o perfil dos pacientes, alocação de recursos e eficiência da unidade. Os dados avaliados são referentes ao ano de 2021 e a certificação tem validade de um ano, o que para Abdon Karhawi significa que “o trabalho continua”.

De acordo com o médico, as mudanças implantadas na UTI do H-Bento desde que a nova gestão assumiu o hospital têm refletido diretamente na qualidade dos serviços prestados. Ele cita a humanização no atendimento e o acompanhamento 24 horas de familiares ou amigos como uma das implantações mais importantes na unidade de medicina intensiva. “Trabalhamos muito para que o paciente fique o menor tempo possível internado e com o melhor resultado possível, conforme o seu diagnóstico e tratamento”.

Abdon Karhawi destaca ainda a rotina médica horizontal do hospital, com a conduta homogênea e eficiência das equipes, que somam mais de 70 profissionais. “Temos um bom time de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos trabalhando pela recuperação dos pacientes internados. Mudamos a imagem da UTI do hospital para um local mais humanizado, com acolhimento e transparência. Também reforçamos os nossos processos de checagem medicamentosa e protocolos de segurança no atendimento, gerando melhoria contínua para os nossos pacientes”, finaliza.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet