Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

PREVENÇÃO AO CÂNCER

"Câncer já se tornou uma epidemia e até 2025 será a principal causa de morte no país", diz oncologista

Foto: Foto: Divulgação

O médico Especialista em Oncologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP) Ribeirão Preto e Diretor Executivo do Instituto do Câncer Brasil (IC Brasil), Dr. José Márcio Barros de Figueiredo, avalia que o câncer já se tornou uma epidemia e seguindo as projeções atuais, em 2025, as patologias cancerígenas poderão ser as principais causas de morte no país. 


Leia também:
Jovem de 25 anos que usava narguilé morre após enfrentar dois tratamentos de câncer no pulmão

O Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, localizado em Sinop (a 480 km de Cuiabá), se uniu ao IC Brasil para padronizar e incentivar a prevenção como principal ferramenta contra a doença, garantindo melhores chances de cura e maio qualidade de vida para os pacientes oncológicos da região.

“A missão do Instituto do Câncer Brasil (IC Brasil) é levar assistência, ensino e pesquisa com qualidade, acessibilidade e responsabilidade social. Estudos mostram que o câncer será a principal causa de morte no Brasil a partir de 2025, e existe uma carência muito grande em diversas regiões do país principalmente quando se trata de estruturas e tratamento de qualidade”, disse o médico especialista.

Para Barros, a epidemia tende a apenas piorar, devido ao envelhecimento populacional. “Conforme nós vamos envelhecendo, as nossas células continuam se multiplicando, o que aumenta as chances de cometerem um erro e causarem uma nova mutação”.

A obesidade é um fator de risco junto com o tabagismo, sedentarismo e histórico familiar. “O tecido de gordura é um órgão que possui uma série de substâncias inflamatórias que também causam danos ao DNA”, disse o Dr. José Márcio.

O especialista orienta ainda para a adoção dos exames rotineiros. O protocolo Check Up Oncológico foi desenvolvido para o diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de cura.

“Muitas vezes o paciente fala "quem procura acha", sim, mas fica curado. Quanto mais precoce for feito o diagnóstico maior são as chances de cura. Por isso existe um rastreamento que precisa ser feito na população. Muitas vezes o paciente vai a um mastologista, ou a seu urologista, o que é algo excelente, porém esses profissionais estão focados apenas nos órgãos, seja na mama ou na próstata. O oncologista geral, na verdade faz um check up, desde a pele do paciente até exames de fundo de olho”, explica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet