Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

INQUÉRITO

Polícia investiga vereadores de VG por suposta participação em fraude em registro de imóveis; presidente da Câmara nega

Foto: Assessoria

Polícia investiga vereadores de VG por suposta participação em fraude em registro de imóveis; presidente da Câmara nega
A Polícia Civil indiciou o presidente da Câmara de Várzea Grande, Fábio Tardin (PSB), por estelionato, peculato e falsificação. O parlamentar teria participado de um suposto esquema de registro de terrenos não legalizados. O inquérito foi concluído na última sexta-feira (29 de julho) e agora, os documentos estão em poder do Ministério Público do Estado que avaliará se cabe dar prosseguimento à denúncia. Por meio de nota, Tardin disse que não participou de nenhum esquema. Apontou que a investigação policial ainda está em fase inicial e que “demonstra pela falta de provas, reforçada por depoimentos de testemunhas que informam desconhecer os fatos, com ausência de indícios de autoria e materialidade”.


Leia Mais:
Câmara afasta por 24 meses vereador que sacou arma em plenário; colega também é suspenso

Além do presidente da Casa de Leis, o vereador Pedro Paulo Tolares (União Brasil), o filho dele, Jefferson da Silva Tolares ("Gordinho"), o empresário Carlos Henrique Morgado Rodrigues, o secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes (Carlinhos do Gela Guela), o inspetor de tributos municipal Freide da Costa Figueiredo, e ainda um homem identificado como José Carlos Rodrigues.

Segundo a denúncia publicada pelo site MídiaJur, a polícia passou a investigar uma denúncia anônima, em 2021, com a “informação de que funcionários da Prefeitura Municipal de Várzea Grande estariam identificando terrenos não legalizados, registrando em seus nomes e vendendo a terceiros, perpretando, em tese, os crimes de peculato, falsificação e estelionato".

A denúncia anônima afirmava que os envolvidos checavam terrenos que não estavam legalizados e colocavam em seus nomes a documentação, vendendo a terceiros posteriormente. Há, segundo a denúncia, imóveis no Jardim Glória, no Residencial Jacarandá e próximo à ponte Mário Andreazza, entre outras regiões em Várzea Grande.

A fase de inquérito é a primeira fase de um possível processo, depois que a pólicia faz suas investigações ela encaminha a denúncia ao Ministério público que avalia se dá ou não prosseguimento a uma ação penal. Caso seja acolhida, a ação é encaminhada para a Justiça e um juiz fica responsável pelas diligencias.

Outro Lado

Veja abaixo o posicionamento do vereador na íntegra

Nota de esclarecimento

O Vereador Fábio José Tardin vem a público impugnar e esclarecer os fatos que envolvem o seu nome, no que se refere ao suposto envolvimento em esquema de venda de terrenos.

Esclarece que se trata de procedimento investigatório ainda em andamento instaurado, após denúncia anônima, que demonstra pela falta de provas, reforçada por depoimentos de testemunhas que informam desconhecer os fatos, com ausência de indícios de autoria e materialidade.

Nega todos os fatos que envolvem o seu nome, registrando que, ao contrário do que foi noticiado, o mesmo sequer foi indiciado pelos fatos,  sendo apontado a titulo de investigação/apuração. Afirma que se mantém confiante na justiça, acreditando que o procedimento, caso seja submetido a autoridade judicial, será arquivado por falta de provas.

Lamenta a falta de respeito e covardia quanto a divulgação de informações pela imprensa de dados sigilosos (por lei) do inquérito, em especial, neste momento posterior ao anúncio de sua candidatura a deputado estadual, o relacionando a fatos que não possuem fundamentos, evidenciando o intuito de causar prejuízo não só a sua pessoa, como a toda população de Várzea Grande.

Informa que já está tomando as providência cabíveis para apuração do vazamento de dados junto aos órgãos responsáveis, que de direito, deveriam resguardar a integridade das informações de todos, sem distinção, já que, por lei, procedimentos desta natureza tramitam em segredo de justiça até que se tornem ação penal, fato o qual não ocorreu.


 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet