Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

AGOSTO DOURADO

Semana Mundial do Aleitamento Materno reforça importância da amamentação

Foto: Reprodução

Semana Mundial do Aleitamento Materno reforça importância da amamentação
A Semana Mundial do Aleitamento Materno acontece nesta primeira semana de agosto, para estimular e conscientizar sobre a importância do ato. O leite materno é considerado a melhor opção como primeiro alimento para o recém-nascido. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, nos casos em que isso é possível, os bebês sejam amamentados exclusivamente no peito pelo menos até os seis primeiros meses de vida. 


Leia mais:
Período de seca e o aumento de doenças respiratórios: confira dicas para melhorar a imunidade

O líquido é considerado a primeira vacina e perfeito para atender as necessidades nutricionais da criança, ajudando na prevenção contra infecções. Além disso, o ato de amamentar promove o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho.

Para a pediatra do Complexo Hospitalar de Cuiabá (CHC), Maria Júlia Ventresqui Guedes, o aleitamento é imprescindível por conter nutrientes como proteínas e sais minerais. “O leite materno é o único que possui substâncias que vão promover o amadurecimento cerebral integralmente”, reforça. Ela detalha ainda que além de ser benéfico para a criança, amamentar faz bem também para a saúde da mãe.

“Para a mãe que ganhou peso na gestação, com a amamentação ela gasta mais energia e consegue retornar mais facilmente ao seu peso anterior. Sem contar que não tem custo financeiro, além de ser o melhor alimento que existe para o bebê”, reforça a pediatra. “Temos que divulgar essa prática até o sexto mês como exclusiva até o sexto mês de vida e, se possível, até os 2 anos de idade”. 

A jornalista Mirella Duarte, de 31 anos, conta que amamenta o filho Caio Cesar, atualmente com 1 ano e 4 meses, desde o primeiro dia de vida. Ela destaca que sempre soube dos múltiplos benefícios da amamentação. “Sabendo de todo o bem que isso faz, penso que é um investimento de curto e de longo prazo – já que muito da saúde é definido nos anos iniciais da criança. O aleitamento tem muitas funções”.

Mirella lembra, no entanto, que é preciso que ambientes públicos e privados apoiem a amamentação. “A maneira como a sociedade ainda lida com o tema, dificulta. Amamentar não é apenas uma questão feminina, mas social. Se crianças crescerem mais saudáveis serão também adultos mais saudáveis. Então, qual seria o interesse de alguém em querer que uma mãe desmame seu bebê”, questiona. 

CHC

Foi fundado há 40 anos a partir da visão empreendedora e humanitária de um grupo de médicos. É um hospital geral de 125 leitos de internação e oferece terapia intensiva, pronto socorro, centro cirúrgico, consultórios médicos de várias especialidades e diagnóstico de referência não apenas para a região ao redor de Cuiabá, mas também para outros estados da região Norte e Centro-oeste. 

A unidade traz os maiores avanços em procedimentos altamente especializados, utilizando uma gestão inovadora e em constante evolução para desenvolver procedimentos de qualidade e segurança. Além disso, oferece uma estrutura adequada para cuidar da saúde com tranquilidade, disponibilizando profissionais comprometidos com a vida e com os valores da instituição. 

O Complexo Hospitalar de Cuiabá conta ainda com um anexo com diversas especialidades médicas para que os pacientes possam ser atendidos de uma forma integral. Mais informações podem ser obtidas diretamente na unidade, localizada na Avenida Das Flores, 843, no bairro Jardim Cuiabá e ainda por meio do telefone (65) 3051-3000, que possibilita atendimento via WhatsApp. Nos acompanhe também em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no CHC.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet