Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

prazo se encerrando

Governo tem até 24 de agosto para celebrar TAG sobre 44 ‘fragilidades’ encontradas em auditoria sobre receita pública

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Governo tem até 24 de agosto para celebrar TAG sobre 44 ‘fragilidades’ encontradas em auditoria sobre receita pública
O governo do Estado de Mato Grosso tem até o próximo dia 24 de agosto para celebrar um Termo de Ajustamento de Gestão com o Tribunal de Contas de Mato Grosso. A intenção é realizar um plano de ação para implementação das recomendações acerca de 44 fragilidades encontradas em auditoria sobre a receita pública estadual.


Leia também:
TCE identifica 148 indícios de irregularidades em aplicação de recursos do Fundeb
 
De acordo com a assessoria de imprensa do TCE, as fragilidades foram encontradas em 16 grandes achados nas áreas de administração fazendária, renúncias de receita, exportação e gestão de dívidas. Ao Governo, foram dados 120 dias para assinar o TAG, mas até agora o TCE não obteve resposta.
 
O plano de ação, caso seja assinado, fará a designação dos responsáveis pela execução das medidas no âmbito das Secretarias de Fazenda, Desenvolvimento Econômico, Segurança Pública, Procuradoria Geral do Estado e Metamat. 
 
A auditoria operacional foi julgada na sessão plenária do último dia 26 de abril e aprovada por unanimidade. “A auditoria de receita não teve foco em irregularidades, mas sim em fragilidades que podem ser corrigidas e que vão melhorar a arrecadação e gestão fiscal do Estado. Teve um caráter de contribuição. Foi realizada com apoio do próprio Governo Estadual, além de buscar informações junto aos principais setores produtivos, a exemplo da Fecomércio, Famato, Fiemt e Aprosoja”, explicou o conselheiro Antonio Joaquim, que foi relator do processo. 
 
Segundo o conselheiro, há grande expectativa de setores como o agronegócio para com a assinatura do TAG, pois a auditoria indicou muitos pontos de melhoria que também beneficiam o setor de exportação. “Isso vem sendo noticiado pela imprensa. Outro dia a Aprosoja apresentou demandas por modernização de processos na SEFAZ. Além disso, técnicos dessa entidade têm utilizado os resultados da auditoria como referência em palestras e também já me manifestaram a expectativa pela assinatura do TAG”, completou. 
 
Em julho, no Palácio Paiaguás, em reunião a convite do governador Mauro Mendes com conselheiros do TCE, Antonio Joaquim lembrou a necessidade da assinatura do Termo de Ajustamento de Gestão. Presente na reunião, o secretário chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, então titular da SEFAZ à época da aprovação da auditoria, reafirmou a importância dessa contribuição do TCE.
 
A auditoria operacional da receita pública estadual foi um trabalho inédito no âmbito da fiscalização e seguiu orientação nacional da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil. Ela durou um ano e meio.
 
O conselheiro Antonio Joaquim citou, inclusive, um dos aspectos abordados pela auditoria, que recomendou a criação do Cadastro Estadual de Controle, Monitoramento e Fiscalização das Atividades de Mineração, com previsão de cobrança de taxa para o setor, conforme processo administrativo elaborado pela própria Metamat e cujo projeto precisa ser encaminhado para a Assembleia Legislativa.
 
Em decisão recente do Supremo Tribunal Federal, foram declaradas válidas leis estaduais que impõem taxas de fiscalização da mineração nos Estados do Pará, Minas Gerais e Amapá.  
 
Para o conselheiro, a celebração do TAG reforça essa nova forma de atuação do Tribunal de Contas, que busca contribuir com a melhoria da administração pública, não ficando restrito apenas na obrigação constitucional de fiscalizar e julgar a gestão dos recursos. Antonio Joaquim lembrou que na sessão de aprovação da auditoria de receita, todos os conselheiros foram unânimes ao destacar os benefícios da iniciativa para o Estado de Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet