Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

administração conservadora

Drag queen revela áudio com o qual foi barrada de evento no Sesc: "Seria perigoso para mim liberar"

Foto: Reprodução

Drag queen não poderia participar do lançamento do livro no Sesc Arsenal

Drag queen não poderia participar do lançamento do livro no Sesc Arsenal

A escritora e drag queen Nelly Winter, usou as redes sociais para expor um áudio que teria sido enviado por uma funcionária do Sesc Mato Grosso, responsável por aprovar os eventos culturais, nesse domingo (7). Na mensagem, ela afirma que concordar com a presença da drag queen no lançamento do livro no Sesc Arsenal, em Cuiabá, poderia até colocar em risco o emprego na instituição. 


Leia também 

Editora acusa Sesc Arsenal de censurar lançamento de livro por presença de escritora drag queen

"Acho que seria perigoso para mim liberar, infelizmente. Principalmente agora com a aproximação das eleições, a orientação é que todos nos sejámos neutros, o Sesc é neutro. Evitar contratar artistas que se manifestem nas redes sociais para algum lado. Está bem complicado aqui", explica a um membro da Umanos Editora, responsável pelo livro ‘Versa - Bardos em Linhas’

A Umanos Editora divulgou uma nota de repúdio contra a direção do Sesc Arsenal na última quinta-feira (4). O lançamento aconteceria em 31 de agosto, no local. Por meio de nota, o Sesc-MT informou que  instituição foi surpreendida com graves acusações feitas pela Umanos Editora. 

O Sesc-MT também afirmou não ter conhecimento do áudio enviado pela colaboradora e que a editora não informou sobre a existência do áudio. A instituição ressaltou que os funcionários não têm autonomia para representar o Sesc-MT, já que a responsabilidade aprovar os eventos é da diretoria. 

No entanto, a escritora rebateu a veracidade da nota do Sesc-MT. De acordo com ela, os colaboradores recebem os ofícios que solicitam parcerias para eventos, além de materiais de divulgação. No áudio publicado por Nelly, a funcionária da instituição recusa a participação da drag queen no evento.

A mulher ainda afirma que um analista do Sesc Arsenal, responsável pelos eventos culturais, foi demitido por aprovar a apresentação de uma peça em que um ator interpretava uma mulher. 

"Estamos vivendo uma gestão muito conservadora e até o público que frequenta o Sesc está muito conservador. Realmente teve esse caso de um ator interpretando uma mulher, presidente ficou sabendo, teve demissão do analista", diz a funcionária. 

Nota de repúdio 

Em nota de repúdio, a Umanos ressaltou que o episódio se caracteriza como descriminação e preconceito. 

"Nossa posição é contrária a LGBTfobia, portanto dizemos NÃO a essa postura e expressão. Entendemos que, assim como na literatura, há uma diversidade de gêneros, será preciso que haja o respeito à diversidade do gênero humano", diz trecho do texto. 

Em um vídeo, a drag queen Nelly Winter se emociona ao reafirmar que a postura da diração foi "preconceituosa e fechada". 

"Estamos mudando o local do lançamento por esse motivo. Porque, eu, Nelly Winter, não fui aceita nas depedências do Sesc Arsenal", lamentou. 

Ouça o áudio:
 

Leia a nota do Sesc-MT na íntegra: 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) atua há 73 anos no estado contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, por meio de ações que envolvem educação, saúde, cultura, lazer e assistência, proporcionando desenvolvimento e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio e população em geral.

Nesta quinta-feira (04.08), a instituição foi surpreendida com graves acusações feitas pela Umanos Editora, que não condizem com a realidade, já que o referido lançamento da obra literária ‘Versa - Bardos em Linhas’ foi devidamente aprovado pela diretoria e, inclusive, consta na programação do Sesc-MT, disponibilizada no site da instituição, para ocorrer no dia 31 de agosto, no horário das 18h às 21h. 

Inclusive, a Umanos Editora já promoveu diversos eventos no Sesc Arsenal, de forma gratuita, assim como outras editoras, entidades e artistas que buscam o espaço para a realização de lançamentos de livros, peças teatrais, exibição de filmes, debates, entre outros, sempre com acesso livre a todas as pessoas. Importante destacar que o Sesc Arsenal é um espaço privado, mantido pelos empresários do comércio e, além de eventos de cultura, também atende atividades de lazer, esporte e saúde.
 
Referente ao áudio de um colaborador, informamos que não temos conhecimento da gravação e também não fomos comunicados pela Editora Umanos da existência desse áudio. Entretanto, se um colaborador se manifestou sobre o assunto da forma como foi relatada, informamos que essa pessoa não tem autonomia para representar o Sesc-MT, pois quem aprova a realização de eventos é a diretoria e nunca houve a determinação desse posicionamento na instituição. 

O Sesc-MT enfatiza que tem uma história consolidada na difusão e no enriquecimento da produção cultural do estado e repudia qualquer ato de preconceito, reafirmando o seu compromisso com a cultura e com os artistas mato-grossenses. 

Cuiabá-MT, 05 de agosto de 2022
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet