Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

CONFIRA

Especialistas indicam cuidados para evitar doenças respiratórias no inverno

Foto: Foto: Reprodução

Especialistas indicam cuidados para evitar doenças respiratórias no inverno
Com a chegada do inverno, o registro de doenças respiratórias em crianças e adultos cresce. No cenário atual, onde há alta circulação do vírus da Covid-19, baixa umidade e variação térmica, sempre fica no ar a dúvida sobre os sintomas que representam cada doença, como conduzir cada uma delas e, principalmente, quando é hora de procurar auxílio médico. 


Aparecida Pereira Camacho, pediatra neonatologista do Complexo Hospitalar de Cuiabá (CHC), pontua que nesse período os tipos que mais são observados em circulação são o Sincicial Respiratório (VSR), rinovírus e metapneumovírus. Eles são responsáveis por provocar sintomas gripais comumente observados em crianças, como tosse, coriza, dor de garganta e febre. 

O VSR, por exemplo, é o responsável pelo desenvolvimento de uma doença bastante conhecida entre os pais, a bronquiolite. Entre os sinais comuns que podem servir de alerta e incitar a busca por auxílio médico, estão a falta de ar. “Com o aumento das aglomerações, há um aumento da contaminação por esses  vírus. Por isso é necessário cuidado”. 

A especialista pontua ainda que para elevar a imunidade e combater as viroses é importante fazer com que as crianças façam a ingestão de bastante líquido e mantenham uma alimentação saudável diariamente. “Em casos sintomáticos pode-se fazer o uso de analgésicos e antitérmicos. Indicamos levar ao hospital, somente em situações necessárias”. 

Pneumologista do Complexo Hospitalar de Cuiabá (CHC), Ronaldo Barros, comenta que esta época do ano normalmente é de baixa umidade, o que costuma provocar o aumento dos casos de doenças respiratórias. Ele pontua que, apesar das pessoas terem a impressão que esses problemas estão mais incidentes esse ano, o cenário é algo recorrente. 

“Um ponto é que em 2020/2021, momento em que vivemos a pandemia da Covid-19 de forma mais severa, as pessoas tiveram uma readequação dos hábitos de higiene como o uso do álcool em gel, máscaras. Então,foi isso que levou a menor circulação dos vírus respiratórios. Mas à medida que esses cuidados foram se perdendo, os padrões de contágio pela gripe, por exemplo, voltaram”.  

Dessa forma, o pneumologista recomenda que a população volte a realizar os procedimentos de cuidados que estavam sendo realizados por conta da pandemia, especialmente agora no período de inverno. “É importante sempre estar higienizando as mãos, manter os cuidados básicos com higiene, e, quando houver sintomas, o uso de máscaras para evitar a proliferação”. 

CHC

Foi fundado há 40 anos a partir da visão empreendedora e humanitária de um grupo de médicos. É um hospital geral de 125 leitos de internação e oferece terapia intensiva, pronto socorro, centro cirúrgico, consultórios médicos de várias especialidades e diagnóstico de referência não apenas para a região ao redor de Cuiabá, mas também para outros estados da região Norte e Centro-oeste. 

A unidade traz os maiores avanços em procedimentos altamente especializados, utilizando uma gestão inovadora e em constante evolução para desenvolver procedimentos de qualidade e segurança. Além disso, oferece uma estrutura adequada para cuidar da saúde com tranquilidade, disponibilizando profissionais comprometidos com a vida e com os valores da instituição. 

O Complexo Hospitalar de Cuiabá conta ainda com um anexo com diversas especialidades médicas para que os pacientes possam ser atendidos de uma forma integral. Mais informações podem ser obtidas diretamente na unidade, localizada na Avenida Das Flores, 843, no bairro Jardim Cuiabá e ainda por meio do telefone (65) 3051-3000, que possibilita atendimento via WhatsApp.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet