Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

VOZ ISOLADA

Sem chances de aprovação, Cattani pede suspensão de projeto da caça esportiva e reclama de "cunho eleitoral"

17 Ago 2022 - 14:00

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Érika Oliveira

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Sem chances de aprovação, Cattani pede suspensão de projeto da caça esportiva e reclama de
Prevendo uma derrota acachapante, o deputado Gilberto Cattani (PL) pediu, nesta quarta-feira (17), que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALMT) suspenda a tramitação do seu projeto de lei (16/2022) que autoriza a caça esportiva em Mato Grosso. A proposta de liberação gerou revolta e manifestações contrárias em todo o país, especialmente entre ativistas da defesa animal.


Leia também:
Ligação de Pátio a Siqueira e ‘pressão’ dentro do PSB teriam feito Diógenes recuar da 2ª suplência de Wellington

Antes da sessão, havia a expectativa de que o parlamentar apresentasse um pedido de audiência pública para debater o tema já na próxima terça-feira (23). O parlamentar, no entanto, foi convencido que não adiantaria insistir na discussão neste momento, uma vez que não conseguiria apoia para aprovar o projeto em plenário.

Na terça-feira (16), Cattani já havia pedido retirada do projeto na Comissão de Meio Ambiente. Pretende realizar a audiência, apesar de já saber que o relatório do presidente da comissão, Carlos Avalone (PSDB), é pela rejeição.

“Vou retirar temporariamente o projeto, daí nós vamos discutir o projeto, com audiências públicas, mas com certeza depois da eleição. Nesse momento não há como, temos que discutir com seriedade e não com cunho eleitoral”, disse.

Ao defender o projeto, Cattani voltou a falar que há espécies que estão virando “praga” em Mato Grosso, como o porco do mato. Outro animal citado por ele foi o javali, único que atualmente pode ser alvo de caça por determinação legal.

O parlamentar ainda garante que a Assembleia tem competência para legislar sobre o tema, apesar de a Constituição Federal apontar que a questão só deve ser discutida em âmbito federal. Justifica que a proposta não diz qual animal deve ser caçado, como e quais as regras. Segundo Cattani, o Poder Executivo é quem terá autonomia para definir tais questões.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet