Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Complexo Hospitalar de Cuiabá

Celeridade em cirurgia evita sequelas em paciente com problema grave na coluna cervical

Foto: Assessoria

Celeridade em cirurgia evita sequelas em paciente com problema grave na coluna cervical
Kati Jaques Prestes foi diagnosticado com fraturas-luxações da coluna cervical com lesão neurológica no Complexo Hospitalar de Cuiabá (CHC). Para evitar sequelas, precisou realizar uma intervenção cirúrgica com abordagem multidisciplinar para estabilização mecânica e descompressão neural em menos de 24 horas. O médico e especialista em Ortopedia e traumatologista do CHC, Gustavo Moraes, fala sobre a complexidade desses tipos de casos.


Leia também:
Diretor-geral da PF nega atrito com Lula após presidente afirmar que operação era 'armação' de Moro

As fraturas da coluna cervical acompanhada de alterações neurológicas são responsáveis por índices elevados de morbidade e mortalidade. "Os casos semelhantes ao do paciente submetido a cirurgia no hospital podem apresentar quadro neurológico normal, lesão completa ou incompleta, que é quando alguma atividade motora ou sensitiva está presente", informa Gustavo.

Kati recebeu, como parte do tratamento, descompressão do canal vertebral de forma rápida para aumentar as chances de recuperação neurológica, por meio da redução da estabilização rígida da coluna vertebral. O médico ainda acrescenta que todas as medidas são iniciadas para manter o paciente clinicamente estável no ambiente hospitalar. Sendo realizados exames como radiografia, tomografia e a ressonância magnética.

Os casos de fraturas e luxações da coluna cervical causam instabilidade devido a ruptura de ligamentos, implicando na mobilidade anormal e incapacidade da coluna cervical de evitar danos neurológicos sob condições fisiológicas. A causa mais frequente desses casos está ligada a acidente automobilístico, que são responsáveis por 50,8%.

Os traumas de nível cervical representam a maior proporção de traumas com comprometimento medular, em cerca de 45,8% do total dos traumas, segundo mostrou um estudo da Faculdade de Saúde Pública da USP.

"Para diminuir a ocorrência dos traumas e lesões da coluna é importante usar cinto de segurança, equipamentos de proteção no trabalho, evitar mergulhar "de cabeça" em piscinas e rios. São cuidados que devem ser tomados diariamente e que podem evitar grandes riscos. Lesões na coluna são sempre sensíveis e quando ocorrem, a ajuda especializada deve ser procurada imediatamente", completa o médico.

CHC

O Complexo Hospitalar de Cuiabá conta com diversas especialidades médicas e possui uma equipe de ortopedistas capacitada para atender os pacientes com excelência. 

CHC conta com uma estrutura e equipe multidisciplinar capacitada para atuar de forma rápida, técnica e com eficiência, garantindo o atendimento adequado e rápido.

O hospital também tem expertise no atendimento de emergência em casos de traumas, tratando das doenças, lesões e deformidades que atingem o aparelho locomotor, incluindo os ossos, músculos, tendões, articulações e ligamentos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet