O governo dos Estados Unidos negou a solicitação de extradição dos pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, que estavam operando o jato Legacy envolvido na colisão com oavião da Gol em 2006, na região Xingu, no norte de Mato Grosso. Os pilotos foram condenados pela Justiça brasileira e considerados responsáveis pelo acidente que resultou na morte de 154 pessoas.
Leia também
TRF julga pilotos envolvidos na queda do avião da Gol em MT
Os ocupantes do Legacy saíram ilesos. De acordo com a publicação de O Globo, o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça, confirmou a negativa do governo americano.
"Embaixada dos EUA transmitiu informação de que o Governo daquele país não deu seguimento ao pedido por entender que os crimes não encontram amparo no Tratado Bilateral de Extradição entre Brasil e EUA", diz nota citada na reportagem.
O pedido de extradição dos pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino foi realizado em 13 de novembro de 2019 pela 1ª Vara Federal de Sinop, em Mato Grosso. O juiz já foi informado da decisão do governos do Estados Unidos, diz o Globo.
O acidente
O acidente ocorreu quando um Boeing 737-800 da Gol, com 154 passageiros a bordo, colidiu com o jato Legacy enquanto sobrevoavam a Serra do Cachimbo, no norte de Mato Grosso. Todas as pessoas a bordo do voo da Gol morreram. O avião fazia a rota de Manaus para o Rio de Janeiro.