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Quinta-feira, 18 de abril de 2024

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Pró-logística

Homero ressalta a importância de obras nas rodovias BR 242 e 158

Pavimentar integralmente as rodovias BR-242 e BR-158 é uma das primeiras metas estipuladas pelo Movimento Pró-Logística, uma ação lançada no final de agosto e que pretende trazer mais desenvolvimento econômico para Mato Grosso, com base em um projeto de logística.


O deputado federal Homero Pereira (PR), presidente da Frente Nacional de Logística (Frenlog) e um dos participantes do Movimento Pró-Logística em Mato Grosso, afirmou que a conclusão dessas duas rodovias, a 242 e a 158, é de extrema importância para o Estado.

“A 242 faz a ligação entre o leste e oeste de Mato Grosso, e existem poucas que fazem essa ligação. Ela passa em uma área de grande produção agropecuária e chega até o Rio Araguaia”, explica Homero.

O objetivo é implantar 585 quilômetros na BR-242, saindo do município de Sorriso até Ribeirão Cascalheira, de onde as obras da BR-158 irão possibilitar o acesso a Marabá, no Pará, de onde se pode ir ao Porto de Belém por hidrovia ou ao Porto de Itaqui, Maranhão, via ferrovia.

“A 158 é um grande sonho, há muitos anos, na região do Araguaia. Há apenas uma parte pavimentada. Além de promover a integração da região, vai dar muito mais competitividade à produção local”, diz o deputado.

O projeto do Movimento Pró-Logística aponta que as obras nas duas rodovias possibilitariam o desenvolvimento socioeconômico de 39 municípios, proporcionando o aumento populacional na região, que atualmente responde por 18% da população do Estado. As regiões que sofrem influência das rodovias 242 e 158 produzem, juntas, 13,3 milhões de toneladas de grãos por ano.

As entidades parceiras do Movimento Pró-Logística são a Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso), Fecomércio (Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso), Fiemt (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso), Acrimat (Associação dos criadores de Mato Grosso), Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão), AMM (Associação Mato-grossense de Municípios), Crea-MT (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), Frenlog (Frente Parlamentar de Logística de Transporte e Armazenagem) e o Instituto Ação Verde.
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