Vereador da capital, Robinson Cireia (PT) prega a impossibilidade de alianças com nomes como o do deputado estadual Eduardo Botelho (UNIÃO) e do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB). Posicionamento visa rechaçar a possibilidade de composição em 2024, à prefeitura de Cuiabá. Nomes do PT na disputa já estão postos: Lúdio Cabral e Rosa Neide. A última já admitiu a possibilidade de compor com os nomes citados por Cireia.
Leia também
Vereador descarta favoritismo de Rosa Neide e revela preferência por Lúdio: 'a melhor estratégia'
“Como se aliar ao prefeito de Cuiabá? Não tem como se aliar ao prefeito de Cuiabá. Uma gestão horrível. Como se aliar a quem faz toda a política do governador? Eu estou falando do Botelho. Eu sou servidor estadual da Educação. A gente combate todos os ataques que é feito pelo governo do estado. O Botelho é um guarda-chuva do governo. Nós temos posições que são antagônicas a esses candidatos. ‘Mas esses estão na base do governo federal’. O fato deles estarem na base do governo federal não nos obriga a fazer alianças".
Apesar de não ter direito a concorrer novamente, Emanuel Pinheiro tenta fortalecer um candidato de continuação, como o vice-prefeito José Roberto Stopa. Ainda segundo Cireia, o PT não tem obrigação de se aliar com partido que forma a base do governo Lula. “Temos uma resolução que permite alianças. Tem gente que lê assim: onde está escrito permitir, eles leem obriga aliança. Não somos obrigados. É permitido fazer”.
Robinson Cireia defende a candidatura de Lúdio Cabral à prefeitura da capital em 2024. Segundo o parlamentar, o nome de Lúdio deve se sobrepor ao de Rosa Neide. Ainda conforme Cireia, a vontade da base do partido prevalecerá, moldando até mesmo eventual intervenção nacional.
Lúdio e Rosa travam uma batalha interna pelo posto de candidato. Rosa Neide é apontada nos bastidores como a favorita do PT estadual e nacional. Lúdio ganha força no âmbito municipal. Cireia, porém, ressalta que há um cronograma a ser seguido para que o nome seja definido.
“Vai ter encontro de delegados, vai ter reunião do diretório e depois que a gente decidir vai ter algo de cima e acabar com tudo? Quem concorda com isso? Se uma decisão dessa acontecer em Cuiabá, é evidente que a direção nacional vai avaliar, vai pensar: ‘bom, o partido se reuniu, discutiu’. Então não tem nada dado. Nada decidido. No nosso partido, a decisão vai sim para a decisão nacional, mas ele vai levar em conta o que a base, o que os militantes discutiram na base”, avaliou.
Apesar das informações de bastidores sobre a força nacional de Rosa Neide, o vereador alerta que não há posicionamento oficial, tratando-se de especulação. “Eu pergunto: tem essa preferência? Quem falou isso? Não vi ninguém. A presidência do partido não falou, Lula não falou. Ninguém no partido falou que escolheu ela”.
Além de rebater suposto posicionamento favorável a Rosa, Cireia fez questão de apontar sua preferência. “Nosso partido sempre leva em consideração o que vai ser votado. O Lúdio não é qualquer pessoa. Ele é um dos deputados mais votados em Cuiabá. Médico, foi vereador, isso vai contar. O Lúdio também é de um campo grande no partido, são vária correntes e aqui em Cuiabá ele tem apoio de várias correntes, inclusive eu, pessoalmente, acho que a melhor estratégia é a candidatura do Lúdio Cabral”, finalizou.