Em jogo sem muitas emoções, mas de luta para se afastar do rebaixamento, Santos e Cuiabá empataram sem gols. As duas melhores chances foram desperdiçadas pelo Dourado. No primeiro tempo, Clayson perdeu e no segundo, cara a cara com o goleiro João Paulo, Derik Lacerda finalizou para fora. O time santista foi apático e não criou, tampouco impôs o mando do gramado, finalizando apenas três vezes. Mesmo com o empate e somando apenas um ponto, o Peixe saltou duas posições e saiu de 16º para 14º lugar, com 38 pontos. O Auriverde da Baixada obteve 41 e ficou estacionado em 12ª posição. Veja abaixo os melhores momentos da partida.
Leia também
Veja quantos pontos Cuiabá terá que somar para permanecer na elite do futebol nacional
Primeiro tempo
O primeiro tempo foi morno e travado, com grande chance perdida para o Cuiabá. Apesar de dominar a posse, o Santos não conseguiu se impor como mandante e chutou apenas três vezes, nenhuma com perigo à Walter. Marcos Leonardo não apareceu e o venezuelano Soteldo teve dificuldades para furar a defesa.
Apesar da posse adversária, a melhor chance de abrir o placar foi dourada. Aos 23 minutos, Clayson recebeu ótimo passe em profundidade de Denilson e avançou para cima de Messias. Já dentro da área, ele puxou para o meio e achou espaço na marcação, mas errou a mira e chutou pra fora.
Segundo tempo
O segundo tempo também foi parado, com poucas oportunidades claras de gol. As melhores chances da etapa foram com Derik Lacerda e com o paraguaio Isidro Pitta, que tem resolvido para o Dourado quando entra.
Após erro feio de Caiçara na saída santista, Derik ficou com a bola livre de marção. Era a oportunidade que ele tinha para debutar e marcar seu primeiro gol pela camisa Auriverde, mas errou o alvo. Cara a cara com o goleiro João Paulo, ele finalizou de chapa pra fora. Tinha a oportunidade de tocar para Deyverson, que pedia um pouco recuado dentro da área, mas preferiu o chute e falhou.
Peça que tem resolvido o placar para o Dourado, Pitta havia acabado de entrar e quase mudou o resultado da partida. Ele recebeu cruzamento na pequena área, adiantou a marcação e raspou de cabeça. A bola passou muito perto do gol, mas não entrou.
Próximo compromisso
Na briga contra o Z-4, o empate foi positivo para os dois lados. Com a parte inferior da tabela pegando fogo para fugir da degola, todo ponto é importante. Com o resultado, o Dourado se manteve em 12ª posição e somou 41 pontos. Após a partida na Vila Belmiro, enfrenta o Bahia, em Salvador, na quinta-feira (09), às 19h. O retorno para a capital mato-grossense ocorre na sexta-feira.
Já o Peixe somou 38 pontos e, com apenas 1 do empate, saltou duas posições: saiu de 16º lugar, primeiro acima da degola, e estacionou em 14º. O próximo compromisso do time paulista é contra o Goiás, também na quinta.
Pré-jogo
Após ser derrotado para o Vasco na última rodada, o Dourado vai em busca de recuperação para seguir longe da degola e classificado para a Sul-Americana do ano que vem. Até aqui, o time do português António Oliveira tem 40 pontos e está estacionado na 12ª posição.
Já o Peixe, que está na 15ª colocação com 37 pontos, somou uma derrota por 7 a 1 contra o Inter, venceu o Flamengo e o Coritiba, e empatou com o Corinthians.
Para o duelo, António Oliveira não poderá contar com Raniele. O volante recebeu o terceiro cartão amarelo e fica de fora do confronto na Vila Belmiro. Lucas Mineiro está com lesão muscular na coxa esquerda e também não enfrenta a equipe paulista. Em contrapartida, o goleiro Walter volta de suspensão e retorna à equipe.
O Dourado chegou na cidade de São Paulo no início da noite de sábado, e na manhã deste domingo finalizou a preparação para o confronto com um treino tático realizado no CT do Corinthians.
A partida contra o Santos é a primeira de uma série de dois confrontos fora de casa que o Dourado fará pelo Brasileirão. Após a partida na Vila Belmiro, enfrenta o Bahia, em Salvador, na quinta-feira (09), às 19h. O retorno para a capital mato-grossense ocorre na sexta-feira.
Escalações
Santos - Marcelo Fernandes
Possível Peixe: João Paulo; João Lucas, Joaquim, Messias e Dodô; Tomás Rincón, Rodrigo Fernández (Kevyson), Jean Lucas e Lucas Lima; Soteldo e Marcos Leonardo.
De fora: Alison (lesão), Sandry (lesão), Felipe Jonatan (lesão), Alex Nascimento (fratura), Bruno Mezenga (dores musculares), Luan Dias (dores), João Basso (lesão), Lucas Braga (suspenso) e Morelos (lesão).
Pendurados: Gabriel Inocêncio, Joaquim, Messias, Nonato, Dodi, Júlio Furch e Sandry.
Cuiabá - António Oliveira
Possível Dourado: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Rikelme; Filipe Augusto, Fernando Sobral e Denilson; Clayson, Isidro Pitta (Wellington Silva) e Deyverson.
De fora: Raniele (suspenso) e Lucas Mineiro (lesão na coxa).
Pendurados: Alan Empereur, Rikelme, Fernando Sobral, Deyverson e António Oliveira.
Retrospecto
Dourado e Peixe já duelaram cinco vezes na história, com duas vitórias do time de Cuiabá e uma do paulista. Eles empataram duas vezes, tendo o auriverde marcado sete gols e o Santos seis.
O último embate foi histórico, válido pela rodada 13 da temporada atual. O Dourado goleou por 3 a 0 jogando em casa, com gols de Deyverson, Denilson e Rikelme.
Arbitragem
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (Fifa-DF)
Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ)
Assistente 2: Alex dos Santos (Fifa-RJ)
Quarto árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa-RS)