Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Cidades

alívio

Chuva auxilia combate a incêndios no Pantanal; bombeiros utilizam aviões e embarcações

Foto: Reprodução

Chuva auxilia combate a incêndios no Pantanal; bombeiros utilizam aviões e embarcações
As chuvas que caíram neste final de semana, em diversas cidades, auxiliaram o Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios na região do Parque Estadual Encontro das Águas e na Transpantaneira. Estão sendo utilizados aviões, helicópteros e embarcações para conter o avanço das chamas.


Leia também
Chuva prevista para o final de semana deve auxiliar combate ao incêndio no Pantanal de Mato Grosso


Segundo as informações oficiais, cerca de 90 militares estão realizando o combate às chamas. As ações de combate contam com apoio de três aviões, helicóptero e 11 barcos para a infiltração das equipes, viaturas e caminhões pipa.

A Sala de Situação Central, em Cuiabá, acompanha a evolução dos incêndios com satélites de alta tecnologia para orientar as equipes em campo.

Foi apontado que a chuva ajudou a diminuir a temperatura, contribuindo para a diminuição da intensidade das chamas. Porém a precipitação ocorrida não levou a extinção total dos incêndios. 

Os incêndios no Pantanal já atingiram um milhão de hectares, de janeiro até agora, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O espaço equivale a quase 7 cidades de São Paulo (SP). A informação é do instituto SOS Pantanal.

Decreto de emergência

Na última terça-feira (14), Mato Grosso decretou situação de emergência ambiental por 60 dias devido aos incêndios florestais no Pantanal. A medida foi publicada no Diário Oficial.

O decreto permite a continuidade nos contratos de veículos e de brigadistas, além da compra de materiais necessários ao combate, em uma tentativa de evitar mais devastações.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet