O presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (União), aparece liderando pesquisa do instituto Gazeta Dados, com 21% das intenções de voto para a Prefeitura de Cuiabá. Na modalidade estimulada - quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados -, o deputado federal Abílio Júnior (PL) aparece em segundo, com 17%.
Leia também
Fávaro é exonerado do MAPA e volta ao Senado para votar PEC que restringe decisões individuais de ministros
Na sequência, com 12%, vem o deputado estadual Lúdio Cabral (PT). O também deputado Wilson Santos (PSD) aparece com 7% da preferência dos cuiabanos.
O vice-prefeito José Roberto Stopa (PV), que tem apoio do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), tem 4%, e o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União) - apoiado pelo governador Mauro Mendes (União) - chegou a apenas 3%.
O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB), que já foi presidente da Câmara de Cuiabá, tem 2% e o pastor Marcos Ritela (PRD), que ficou em terceiro lugar na disputa ao governo em 2020, soma só 1%.
A primeira pesquisa Gazeta Dados foi realizada entre os dias 15 e 18 de novembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.
Ainda de acordo com o levantamento, 2% disseram votar em outros nomes. Não souberam ou não responderam somaram 80%.
Espontânea
Na modalidade espontânea, quando os nomes de pré-candidatos não são apresentados, Botelho também aparece à frente, com 7%. Tecnicamente empatado com Abílio (5%) e Lúdio (3%). Wilson somou 1%, mesmo percentual de Stopa e Fábio. Outros nomes foram citados por 2% dos entrevistados; já 80% não souberam ou não responderam.