Estado mantém equipe do Corpo de Bombeiros no Pantanal após previsão de nova onda de calor :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Notícias | Política MT

PREOCUPAÇÃO COM O FOGO

Estado mantém equipe do Corpo de Bombeiros no Pantanal após previsão de nova onda de calor

27 Nov 2023 - 10:25

Da Redação - Rafael Machado/ Do local - Max Aguiar

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

Estado mantém equipe do Corpo de Bombeiros no Pantanal após previsão de nova onda de calor
Com a previsão de uma nova onda de calor para o próximo mês, equipe do Corpo de Bombeiros vai permanecer no Pantanal para realizar o acompanhamento e monitoramento para evitar que incêndios se alastrem na região, como aconteceu no início de novembro.


Leia também
Período proibitivo é prorrogado após registro de queimadas e incêndios florestais

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges, ressaltou que o grupo vai permanecer no bioma até tiverem a certeza de que não há nenhum risco de o fogo voltar.

“Nós não vamos desmobilizar porque em dezembro tem uma previsão de uma semana, uns 10 dias, com elevação novamente de temperatura e fortes ventos. Então, por isso, nós vamos permanecer lá mesmo estando dentro da normalidade”, disse.

O comandante-geral relatou que ainda há fumaça na floresta e que algumas árvores ainda estão queimando devagar, mas, segundo Borges, nada que possa causar preocupação. Ele comentou que as chuvas que aconteceram na região ainda não foram suficientes para encharcar o solo e evitar que novos focos apareçam.

“Voltou a chover, mas não com tanta intensidade, mas com mais recorrência. Isso é muito bom, como sempre dissemos, só volta à normalidade com muita chuva, porque lá tem que encharcar o solo devido à situação, à complexidade, à questão do fogo subterrâneo”, frisou.

Ele ainda comentou que a equipe, além das ações de rescaldo e fiscalizações dentro do bioma, também têm alertado aos fazendeiros que não realizem queimadas, mesmo que tenha autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para isso.

“Ainda não estamos numa situação de normalidade, até porque não foi autorizado ainda pelo Governo do Estado para que se utilize o fogo na área rural com autorização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. E nós vamos avaliar para ver se estende também em dezembro, por enquanto, até final de novembro. Mas dependendo da situação e de acordo com a análise dos técnicos, podemos estender justamente para garantir a tranquilidade no Pantanal e no estado de Mato Grosso”, destacou.

Reforço

Mais de 100 bombeiros, militares do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer) e agentes da Defesa Civil do Estado atuam nas ações preventivas, com apoio de aviões, helicóptero, 11 barcos, 16 viaturas, três caminhões-pipa e três máquinas para a construção de aceiros e abertura de estradas.

As equipes se concentram no Parque Estadual Encontro das Águas e Transpantaneira; bacia hidrográfica do Sararé; Parque Nacional do Pantanal e Reserva Federal Dorochê; São Pedro de Joselândia; Santo Antônio do Leverger; Rio Paraguai, próximo a Cáceres; fronteira com a Bolívia, em San Matías; e Terra Indígena Portal do Encantado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet